terça-feira, novembro 25, 2008

A Turma

Ontem fui ao cinema ver um filme muito interessante. Numa escola secundária localizada nos subúrbios de Paris e habitada por comunidades emigrantes de origens diferentes, uma turma retrata muitos dos conflitos da adolescência actual, e a sua interacção com a escola. A acção dos professores, as suas atitudes e impotências perante esta realidade está presente neste filme, que mostra o quão importante é qualquer que seja a acção de um docente.
Filmado sem preconceitos, temos a ideia de estarmos dentro da escola com uma câmara escondida. Assistimos a conversas entre professores, a reuniões com encarregados de educação, ao decorrer de aulas. Tudo isso com aquela sensação de ser tudo espontâneo.
Sem muito mais para dizer acerca do filme “A Turma”, que na sua forma original tem um título muito mais interessante (“Entre les Murs”) aconselho a todos; jovens, menos jovens, professores, alunos, pais ou futuros pais, gente que se interessa pelo mundo em que vivemos… a verem este filme. Eu vou comprar o livro que lhe serviu de origem.

Ana Cristina

10 comentários:

Unknown disse...

Cada vez tenho mais vontade de ir ver este filme...
Rita

Anónimo disse...

As tuas descrições de filmes e livros deixam-me sempre com tanta água na boca .... que pena que eu não consigo ter tempo pra nada nestes ultimos tempos :( tenho o mesmo livro na minha mesinha de cabeçeira há quase seis meses... que vergonha :(
beijinho
D

Anónimo disse...

Tambem ando numa de ver ou rever cinema...filmes,doc.Faco parte do "Film Club" dos amigos!Andamos a procura dum projector"baratuxo" e variamos todos os meses de casa.Hoje na minha, amanha na tua...a dois dias foi a vez de Tarkovsky revi a Nostalgia...e um atipico,mas para quem gosta de arte e de simbolismo no cinema...
Aceitamos sugestoes.Ventos de Lisboa,assobiaram "O Sabor do Couscus"alguem viu?Disseram-me que e bom...

Unknown disse...

Não vi, amiga Hélia. Mas é sempre muito bom ver que nos fazes umas visitinhas. Temos que "falar"...

Amiga D, ainda bem que gostas das minhas descrições. Eu adoro os teus comentários. És a nossa comentadora mais assidua.

Beijinhos da Ana Cristina

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alma Minha disse...

Também gostava de ver!
Beijo

Oficina das Linhas disse...

Já tinha ouvido falar e agora ainda fiquei mais curiosa para ir ver o filme!

Beijinhos

Anónimo disse...

Pois e Cristina se nao falamos, olha,nao sei...comeco a monopolizar o blog!Faco birra, coisas assim...

Bjs

Unknown disse...

Oh Hélia, tanto que cá em casa tivemos para ir ver "O Segredo de um Couscous"... lemos que era muito bom... mas deixámos passar...
Beijos grandes!
Rita

Alma Minha disse...

Tens razão Rita... as fotos do meu post ainda são das férias de verão... Tirei tantas que dava uma para cada dia do ano...
:)))

Mas por acaso ontem fui outra vez a Espanha... vou muita vez aqui a Badajoz (mas não levei a máquina,que pena)

Beijo para as duas