segunda-feira, outubro 20, 2008

Invejas

Tenho uma terrível inveja de todo o pessoal das séries americanas que tem um "porch". Isso mesmo, um "porch", "alpendre" em português de seu nome.
Vocês sabem, aquele sítio lá fora, coberto por um telhadinho, onde eles se sentam no final das tardes stressantes de trabalho com uma caneca muita gira, a beber uma qualquer bebida relaxante ou quente ou doce... e a rir... que raios, estão sempre tão relaxados nos seus "porchs"... Ou então têm daqueles baloiços ou cadeiras baloiçantes de verga... e vão para trás e para a frente, a segurar a mesma caneca, um pé em cima e o outro em baixo... ou namoram aí sentados... que nem uns safados... uns safados porque têm direito àquilo, entenda-se, que eu não sou nada contra que namorem, acho muito bem e que mais falta faz no mundo... tivesse toda a gente um "porch" onde pudesse namorar e beber com os amigos e seriam todos mais felizes, parece-me...
Eu bem sei que metade daqueles alpendres são "porchs" de estúdio... e que os senhores provavelmente não têm vontade nenhuma de namorar, nem de beber nem de rir... mas o cinema e a televisão servem mesmo para vender ilusões, e a mim vendem-me aquelas dos alpendres, o que se há-de fazer...
E se calhar, lá nas Américas, os "porchs" nem são nada românticos e os vizinhos estão todos a ver o que estão uns e outros a fazer, se já beberam muito ou se namoraram demais.
Eu não quero saber. Eu queria um alpendre, para relaxar no final do dia de trabalho com o companheiro ou os amigos, um baloiço onde um dia pudesse conversar sobre a vida com os filhos a crescer, ou onde sozinha pudesse só contemplar a manhã a despontar. Um alpendre como o das séries, com sabor a "porch".
Rita

6 comentários:

Anónimo disse...

hummmmmmmmm......tens razão! Tb quero 1 para mim!!!!

JoanaM disse...

Eu confesso que tb sou fã dos alpendres e jardins. Mas está-me a parecer que te queixas de barriga cheia. Pois tens um belo terracinho, onde podias pôr uma cadeira baloiço facilmente, beber uma bebida qualquer e arranjar um chapeu grande de sol (ou um telheiro) para que os vizinhos não estivessem sempre a cuscar. Não é bem um porch, mas o vosso patiozinho dá até para jantaradas, e outras coisas boas acabadas em adas. Para futuros momentos!

rutinha disse...

eu tb quero um "porch" desses!!!

Unknown disse...

Tens toda a razão Joana, completamente! Eu própria sinto isso... todos os anos planeamos (planeio?) uma reestruturação do nosso páteo, para que ele se venha a assemelhar a mais um desses cantinhos... mas em cada fase há outras prioridades e vai sendo o "porch" adiado... lá chegaremos, lá chegaremos a estar as duas, com uma bebida quente nas mãos e a falar sobre o dia de trabalho, o que achas?!
Beijocas a todas, Rita

Alma Minha disse...

Pois... varanda tenho... falta-me o alpendre e o baloiço...
Beijo

JoanaM disse...

como eu te percebo rita... nos tb temos inumeros planos para o nosso cantinho la em baixo, que são dificultados pelas escadas...espero pelo dia em que tenhamos as duas baloiços e possamos partilhar uma bebida qualquer.
Bjs Joana