domingo, março 05, 2006

My name is Ranha, Rita Ranha

Este post poderia ter este nome ou ser mais um capítulo de "A nossa história" mas, sob pena de achar que deveria ser este e não o outro o capítulo n.º 1, acabei por não o incluir nessa contagem.
No fundo, este texto está relacionado com o nome que escolhemos para nós, Oficinas Ranha.
Ranha não é o nosso último nome... e, francamente, ainda bem... quer dizer, apesar de o termos adoptado para os nossos artesanatos caseiros, Ranha não é propriamente o apelido que qualquer pessoa queira ter...!
Lembro-me de, em miúda, nunca assinar Rita Ranha. E sei que com a minha irmã era a mesma coisa. Claro...! O apelido escolhido era sempre o outro, o mais comum do mundo, aquele que, a partir de certa altura, me começou a fazer lembrar a anedota da Mafalda [do Quino]: "São para a lista telefónica o que os chineses são para a população mundial..."
Todos poderão fazer uma ideia do que se sofre por se ter o apelido Ranha... as óbvias chacotas a que se está sujeito, as inúmeras confusões... a minha irmã passou o curso todo com Ana Cristina Banha no cartão de estudante! (qual deles o melhor, eheheheh)
Comecei a chamar-me Rita Ranha, e penso que com a Cristina aconteceu o mesmo, já em adulta e somente para assinar os resultados das nossas vertentes artísticas. E quando foi preciso escolher um nome para designar o projecto comum, foi natural, foi até uma forma de não deixarmos morrer o nome que nos tínhamos habituado a que fosse nosso.
Não evita o ter que repetir invariavelmente o apelido quando formalmente se nos é perguntado. Mas, na casa dos 30, já se ganhou defesas: "R-a-n-h-a, feminino de ranho; R-a-n-h-a, como rainha, mas sem o i!"
Enfim... Ranha. Ranha sim, Ranha, nome de uma qualquer aldeia minhota, Ranha com muito orgulho!
Rita, Rita RANHA

4 comentários:

isabel disse...

Gosto do nome.

A Rainha Ranha morava num castelo no cimo duma montanha... podia ser o inicio duma história de encantar, para miudos e graudos.

Beijinhos e bom trabalho

Mónica Lice disse...

Parabéns pelo blog!

Voltarei mais vezes!:)

Uma boa semana!

JPD disse...

Não te importes com o apelido, ha-os bem piores.
Bjs

Anónimo disse...

Ranha.. Sempre te conheci como sendo assim, mas também me lembro de não gostarem do apelido e nunca mas nunca dizerem que eram Ranha de apelido.
Vêem como se muda de opinião...
Um beijinho grande.