Este post poderia ter este nome ou ser mais um capítulo de "A nossa história" mas, sob pena de achar que deveria ser este e não o outro o capítulo n.º 1, acabei por não o incluir nessa contagem.
No fundo, este texto está relacionado com o nome que escolhemos para nós, Oficinas Ranha.
Ranha não é o nosso último nome... e, francamente, ainda bem... quer dizer, apesar de o termos adoptado para os nossos artesanatos caseiros, Ranha não é propriamente o apelido que qualquer pessoa queira ter...!
Lembro-me de, em miúda, nunca assinar Rita Ranha. E sei que com a minha irmã era a mesma coisa. Claro...! O apelido escolhido era sempre o outro, o mais comum do mundo, aquele que, a partir de certa altura, me começou a fazer lembrar a anedota da Mafalda [do Quino]: "São para a lista telefónica o que os chineses são para a população mundial..."
Todos poderão fazer uma ideia do que se sofre por se ter o apelido Ranha... as óbvias chacotas a que se está sujeito, as inúmeras confusões... a minha irmã passou o curso todo com Ana Cristina Banha no cartão de estudante! (qual deles o melhor, eheheheh)
Comecei a chamar-me Rita Ranha, e penso que com a Cristina aconteceu o mesmo, já em adulta e somente para assinar os resultados das nossas vertentes artísticas. E quando foi preciso escolher um nome para designar o projecto comum, foi natural, foi até uma forma de não deixarmos morrer o nome que nos tínhamos habituado a que fosse nosso.
Não evita o ter que repetir invariavelmente o apelido quando formalmente se nos é perguntado. Mas, na casa dos 30, já se ganhou defesas: "R-a-n-h-a, feminino de ranho; R-a-n-h-a, como rainha, mas sem o i!"
Enfim... Ranha. Ranha sim, Ranha, nome de uma qualquer aldeia minhota, Ranha com muito orgulho!
Rita, Rita RANHA
4 comentários:
Gosto do nome.
A Rainha Ranha morava num castelo no cimo duma montanha... podia ser o inicio duma história de encantar, para miudos e graudos.
Beijinhos e bom trabalho
Parabéns pelo blog!
Voltarei mais vezes!:)
Uma boa semana!
Não te importes com o apelido, ha-os bem piores.
Bjs
Ranha.. Sempre te conheci como sendo assim, mas também me lembro de não gostarem do apelido e nunca mas nunca dizerem que eram Ranha de apelido.
Vêem como se muda de opinião...
Um beijinho grande.
Enviar um comentário