quinta-feira, agosto 09, 2007

Livros

Respondendo ao desafio lançado por esta menina dedico este post aos meus mais adorados objectos de culto: os livros.


Tendo crescido numa casa onde os livros se multiplicavam a bom ritmo e onde as prateleiras foram sempre poucas, nós - eu a Rita, sempre sonhamos com uma biblioteca pessoal, e quando a bolsa de estudante passou a bolsa de trabalhadora começamos a criar a nossa colecção de livros. Actualmente em fase de contenção de despesas, de espaço e de tempo os livros não têm aumentado ao ritmo de outros tempos mas a prateleira dos livros técnicos tem engrossado e já teve direito a ocupar uma parte do guarda-roupa.

Pois aqui vai a resposta possível ao desafio lançado:

1- O n.º total de livros que possuo: Não podendo dar uma resposta correcta a esta pergunta, numa contagem rápida posso dizer que na sala estão 769 livros, mas que no hall de entrada podem ser encontrados alguns, assim como na cozinha e no quarto, e que a minha casa tem apenas um quarto. Na arrecadação estão os livros da infância e uma ou duas caixas de tesouros como revistas de pintura que herdei, e alguns livros escolares que podem vir a ser úteis.
2- O último livro que comprei: Terá sido “O ser-bebé” de Bernard Golse, Climepsi Editores que ainda não li.
3- O último livro que li: Neste momento estou a reler um pequeno livro que no ano passado assisti ao lançamento e, na altura, li numa ânsia de entendimento da problemática de ter um filho diferente com morte anunciada. Desta vez leio-o com um olhar mais tranquilo e mais objectivo. “Estar grávida é estar de esperanças” de Marianne Rogoff, Gravida
4- Cinco livros muito importantes para mim: Terei necessariamente de os procurar nas minhas memórias... e não posso nomear apenas cinco. Em primeiro elejo “O meu pé de laranja-lima” de José Mauro de Vasconcelos, pelas vezes que o li e que chorei com ele. Depois terei de eleger a trilogia dos “Subterrâneos de Liberdade” de Jorge Amado (“Os Ásperos tempos”, “Agonia da Noite” e “A luz no túnel”) porque me ajudaram a entender a luta clandestina de alguns por uma vida melhor de todos. Nesta linha de pensamento “A Mãe” de Máximo Gorki não pode ser esquecida e por representar o crescimento intelectual do ser humano adulto, e mais recentemente “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago por mostrar de forma tão esmagadora o comportamento humano. Também poderei nomear “Do Amor e Outros Demónios” de Gabriel García Márquez e “Servidão Humana” de W. Somerset Maugham, assim como vários outros livros.

5- Passo o desafio às seguintes bloguistas: ... esta será a resposta mais difícil destas cinco questões. Deixarei para um outro dia este desafio.


Ana Cristina

6 comentários:

Unknown disse...

Cristina, não podia não escrever quando li que em primeiro lugar colocaste "O Meu Pé de Laranja-Lima"....confesso que também é o meu livro de eleição...assim como a sua continuação..."Vamos Aquecer o Sol", do mesmo autor. Passei anos à procura deste segundo, e quando finalmente o encontrei, de imediato o devorei, claro. Aconselho a leitura...Jinhos! Ana - Porto.

Sandra Dias disse...

Obrigada por teres aceite o meu desafio ;-)
Gostei de ler... É tãooooo bem 'espreitar' as estantes das outras pessoas.
Bjinhos ;-)

rutinha disse...

se não fosse este fsmana p fora, ia de certeza aderir a este desafio :) quem sabe qdo voltar, arranjo um tempinho. como tu tenho imensos livros técnicos, qto ao "meu pé de laranja-lima", nunca o consegui ler, nas primeiras páginas farto-me de chorar e pronto empanco ali...há mto que não ouvia o nome da climepsi (já trabalhei c eles, era promotora, já foi há tanto tempo :)
bjs e boas leituras.

Unknown disse...

Ana; também já tive a oportunidade de ler o "Vamos aquecer o Sol", que gostei, mas não tanto como "O meu pé de Laranja-lima". Obrigada pela sugestão.
Beijinhos

Unknown disse...

Miar à chuva; foi um prazer. Gosto muito de mostrar a minha estantes às visitas. Tem alguns livros interessantes... :)
Beijinhos

Unknown disse...

Rutinha; eu não tenho imensos livros técnicos, neste momento estão é a ocupar a minha estante e o meu tempo: Quando falo de livros técnicos, digo livros sobre temas de enfermagem, médicos e de psicologia. E quanto ao desafio, não te iludas que vou lançar-to.
Ehehhehehhe