quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Reciclar e recriar

Quando vivíamos no apartamento mais pequeno eram mais visíveis os cantinhos da nossa casa feitos com base em peças recicladas, a maior parte do tempo em que eu vivia sozinha.
Com a mudança, e a consequente compra de peças cá para casa, as "originais" foram também elas desaparecendo ou sendo readaptadas. Foi o caso da mesinha que o padresito fez lá para casa com o tampo da escrivaninha, e que tive a oportunidade de mostrar neste post. Actualmente é uma plataforma de transporte de materiais de construção e tem dado muito jeito a poupar as costas quando alguma coisa mais pesada precisa de subir ou descer os quatro andares. Não tenho a foto dela mas já não está bonita como antigamente.

Muito diferente também está a estante.
Muitas meninas, aqui no blog ou por outras vias, já me pediram por várias vezes para mostrar a minha estante de tijolos. É hoje, e aqui está ela.
Foi difícil encontrar fotografias das estantes no outro apartamento, mas pode ser vista como fundo nesta fotografia minha já com muitos anos.


A estante de tijolos é muito simples. Feita com tábuas de madeira maciça e tijolos, posso garantir-vos que se tiver peso é muito estável, independentemente do seu comprimento mas tal como todas as outras pode abaular se for demasiado comprida. As minhas estantes foram pensadas para a sala anterior, por isso tinham cerca de metro e meio de comprido e como na altura da mudança eram várias (e foram crescendo em altura ao longo dos anos) deram para montar na nova casa uma parede no escritório que se encontra, como podem ver, completamente desarrumada. As tábuas que sobraram, em conjugação com outras de dois metros de comprimento, da estante de tijolos que a Rita tinha em casa dela à semelhança da minha, são actualmente a estante do quarto das visitas, o meu cantinho de materiais para obras futuras. Tem seis tijolos de altura.
Eu continuo a gostar das minhas estantes de tijolos. Acho-as elegantes e bonitas.
Espero que também gostem.

Quem quiser fazer uma estante de tijolos não se esqueça de várias dicas:
  • Os tijolos devem ser envernizado com verniz de cantaria, ou pintados com tinta de óleo (também deve ficar giro) para não partirem facilmente.
  • As tábuas devem ser de madeira boa para que não empenem facilmente. As minhas foram tratadas com bondex cor carvalho.
  • As minhas tábuas têm a profundidade de 30 centímetros.
  • Os tijolos podem ser de 7 centímetros ou de 11. Na minha opinião é uma questão estética, por exemplo, se quisermos pôr 3 pontos de apoio o do meio não deve ficar muito grosso.
  • Eu protegi os tijolos com protector para não arranhar as tábuas nem o chão.
  • A altura entre tábuas é a dos tijolos, e infelizmente não dá para dossiês.
Se quiserem alguma dica, estão à vontade, mandem um mail.

Ana Cristina 

Sem comentários: