sábado, fevereiro 18, 2017

"1HD - Uma História da Dança", um sonho - CAPÍTULO 1

Este post está em rascunho há umas semanas porque eu não conseguia ter palavras de jeito para exprimir o orgulho que me ia cá por dentro. Agora, valores mais altos se levantam e urge a necessidade de arranjar palavras que transmitam a minha indignação.


Como começou, do lado de cá...

A escola dos miúdos tem o feliz hábito de se lançar e de lançar os miúdos para projetos únicos. Foi o caso do "1HD". O professor de Expressão Dramática da escola, Bruno Cochat, reuniu os pais e propôs a participação de dez miúdos num espetáculo infanto-juvenil que teria sido convidado a criar, uma homenagem à dança e aos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado, a ser exibido no Teatro Camões, uma quarta e sexta feira por mês, de Janeiro a Junho de 2017.
Lançámos mãos à obra. Os miúdos essencialmente, mas também nós, pais, entusiasmados pelo entusiasmo deles. Horas semanais de trabalho. Um guião que eles próprios, miúdos, ajudaram a criar, à medida que tinham sessões de filosofia para crianças - tudo com o objetivo que o texto fosse algo com que a população estudantil se identificasse, afinal, as sessões das quartas-feiras eram para escolas. 
A Alice foi sempre adorando a experiência. Trouxe aprendizagens para casa, sobre a quantidade de vezes que Anna Pavlova tinha dançado "O Lago dos Cisnes", sobre Martha Graham, sobre Pina Baush... mas também sobre gíria teatral e lengalengas... para não falar das coisas que se aprende quando se tem de trabalhar em equipa, quando não se é escolhido para o primeiro elenco, quando há seriedade numa tarefa... 
Quanto ao Bruno, foi um professor muito dedicado, cauteloso e atento, muito respeitador dos seus alunos e com a sensibilidade necessária para lhes ir explicando todas as decisões e trajetos. Presumo que também fosse muito competente, na medida em que tinha sido convidado para coordenar os Estúdios da Vítor Cordon - Centro Educativo da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e para criar o dito espetáculo.
O "1HD - Uma História da Dança" estreou no final de Janeiro e teve quatro representações, tendo a Alice atuado somente na última. Eu achei que o espetáculo estava magnífico, independentemente da minha moça estar em palco. Cinco crianças e um adulto (o ator Ruben Saints) a viajarem no tempo e no espaço pela história da dança, a contracenarem com bailarinos profissionais, a aprenderem sobre figuras memoráveis da dança, como é uma aula de bailado, como se dançava na época barroca... Os cenários eram grandiosos e interligavam-se com a viagem feita pelas crianças, os figurinos eram delicados e combinavam com todo o enredo. 
Tenho que dizer que fiquei surpreendida e um tanto ou quanto maravilhada com a prestação de D. Panqueca. Toda ela brilhava, em cena, natural e graciosa, com boa entoação, sem problemas onde colocar as mãos. Nunca eu teria pensado semelhante coisa, ela que nunca gosta de dar nas vistas e que foge de qualquer lugar de destaque em qualquer exibição formal ou informal (com exceção de um ambiente familiar próximo). Achei engraçadíssimo que parecesse sentir-se tão bem naquele lugar. Quando lhe perguntei o que tinha achado, foi eloquente: «Oh, é maravilhoso...!»...
E para mim, maravilhoso foi pensar em revê-la nas atuações seguintes, levar família e amigos, incluindo o pai (que não chegou a ir, para ficar com a mocinha mais nova) e a avó (uma vez que o Teatro oferece boas condições para cadeiras de rodas). 

Para a posteridade ficou a sua entrada pela entrada de artistas no Teatro Camões... 

                            

...a cortina de ferro do início do espetáculo (e usada nele)...



...o cartaz publicitário (igual aos espalhados por Lisboa)... 


... e o bilhete da minha sessão, onde só falta o autógrafo da moçoila...


Rita

Sem comentários: