segunda-feira, novembro 16, 2009

"Cães e gatos"

Hoje, enquanto atravessava Lisboa, o IC19 e a 2ª circular a chover desalmadamente, olhando para os lençóis de água nas estradas à minha frente, passou-me pela cabeça como se terão lembrado os anglo-saxónicos de inventar a expressão "chover cães e gatos " ("it´s raining cats and dogs")...
Por muito que eu goste do nosso "chover canivetes", imaginar cães e gatos a cair do céu sempre foi muito mais divertido, uma coisa assim entre uma cena de desenhos animados e a chuva de sapos no "Magnólia"... Terá sido pelo barulho...?! Pelo peso que as gotas atingem (se bem que aí dou mais razão aos canivetes)...?!
Tenho ideia da primeira vez que ouvi a expressão e da adoração que o seu nonsense despertou em mim. Por essa razão ela pegou e nem me lembro de a dizer na língua original. Para mim, hoje choveram cães e gatos, e só o imaginar da cena já é passível de me arrancar sorrisos, mesmo que no meio de um trânsito infernal, às pressas para cumprir um horário e cheia de cuidados para não bater nos carros da frente, de trás e dos lados.
Rita

Sem comentários: