quinta-feira, julho 14, 2011

Pensamentos de viagem(ns)

Ao longo do caminho que fizemos de Lisboa para o nosso Alentejo, veio-me à memória o passeio do ano passado pela Irlanda.

É estranho ter saudades de um local que só se conheceu nas férias e em férias. Não senti o mesmo em relação à Polónia, apesar de ter gostado muito dessa viagem. Quanto a outras, mais antigas, não posso dizê-lo, foi há algum tempo, eu era diferente e a forma como viajava também.

Acho que pode ser pelo facto de, na Irlanda, termos andado de um ponto para outro, a conduzir. Ou então porque a paisagem parece preencher melhor todo um imaginário relacionado com filmes e histórias que recordo e que no fundo nunca pensei que se enquadrassem tanto ali. Melhor dizendo, nunca pensei que tinha esse imaginário, ou que tinha a necessidade de o realizar diante dos meus olhos.

É estranho, mas em momentos em que preciso de descansar, vem-me a Irlanda à cabeça e tenho a ideia bizarra que ali a vida parece melhor e mais simples e que deve ser mais fácil viver num local verde e com pouca gente. Parece-me não ser fácil de perceber e até consistir numa ideia um tanto ou quanto imbecil, mas talvez seja esse o papel dos nossos imaginários, até daqueles que conseguimos um dia concretizar não só dentro de nós mesmos...

Rita

Sem comentários: