quinta-feira, julho 15, 2010

Verde que te quero verde

A viagem foi só de uma semana e só rumámos a sul de Dublin e atravessámos depois o país para a costa oeste... mas, tanto quanto nos foi dado perceber, a Irlanda é verde.
Verde de um verde relva, espalhado por todo o lado até às encostas encarpadas que encontram o mar, o verde que só a intensa precipitação durante um ano gera. E, talvez por termos tido a sorte de pouco ter chovido na nossa semana por lá, o verde fez-nos acreditar ser fácil viver no meio de tanto verde. Deve ser a tal história da esperança...
Tentei encontrar no meu imaginário português paisagens semelhantes, feitas de tamanho verde mas simultaneamente de tão bela simplicidade. A mais parecida que me vem à memória é talvez a de S. Miguel, nos Açores. E ficará por aí, uma vez que no Minho, ou em Sintra, não se encontra tanta área seguida daquele verde.
Só alguns dias depois de termos por lá andado é que nos veio à cabeça a explicação: a Irlanda está vazia. Vazia de gente, comparativamente connosco. O país é pouco menor do que este rectângulo (cerca de 20.000 km2 a menos, sendo que na nossa conta entram as ilhas também), mas por aqui existem à volta de 115 habitantes por km2 enquanto que lá há 29... 29! (Sendo a totalidade da população calculada de 10 637 713 habitantes para 4 339 000) E atenção que a densidade populacional aqui colocada é enganadora (como o é sempre a estatística, mas isso são outros motivos para posts), porque um terço da população irlandesa encontra-se toda em Dublin!!!!
E assim daí o verde, somente salpicado de ovelhas de cabeça castanha, vacas... e gente, pois claro, gente que também planta relvados diante das casas, e que depois cuida deles...
Rita

4 comentários:

Anónimo disse...

UAU!!!! Um dia vou :)
D

rutinha disse...

lindissimo!!!

mena disse...

que saudades :)
foi uma excelente escolha de férias.

Genevieve disse...

Fotos Perfeitas.