quinta-feira, maio 28, 2009

A visita do Vasco à escola

Na semana passada, após prévia combinação com a Educadora da Alice, levei o Vasco para conhecer a sala e os amiguinhos da irmã.
Sentámo-nos todos no chão, eles em meia-lua diante de mim, do rapaz pequeno dentro do "ovo" e da Alice. E conversámos.
Começámos pelas apresentações e em seguida dispus-me a responder às questões que eles pudessem ter, sobre bebés e sobre o meu bebé em particular.
A sala da Alice tem crianças dos 03 aos 06 anos de idade e as perguntas foram completamente díspares. Houve quem levantasse o dedo para me contar algo ocorrido no dia anterior e quem fizesse analogias com os cachorrinhos bebés que a cadela do vizinho tinha tido. Mas também houve dúvidas verdadeiramente interessantes: com quanto tempo tinha o Vasco nascido, que peso tinha na altura, o que comia agora (o que levou a uma série de perguntas de alimentos em lista), por onde tinha saído, se mamar fazia doer e - de todas a que me deixou mais surpreendida - porque é que o ar que os bebés não arrotam lhes faz mal, se nós respiramos ar... etc, etc, etc...
Para além da conversa, ainda dei de mamar, mudei a fralda e consegui pousar o Vasco no colo de cada um. A não esquecer também o momento importante em que a Alice exibiu a meia do mano aos amiguinhos individualmente e a análise que cada um quis fazer da sua pequenez e até do cheiro.
De tudo, só não estava preparada para a reacção da primogénita. Muito agarrada a mim e ao mano, por pouco queria ir embora logo a seguir ao início da conversa. Valeu a atitude da Educadora, que percebeu a minha atrapalhação e surpresa e fez os possíveis para a acarinhar quando eu não podia. No fim, explicou-me que é habitual ser difícil para os meninos a partilha dos pais... e se se juntar ainda um irmão em simultâneo...
Mesmo apesar disso, gostámos. Muito. Era capaz de jurar que até o Vasco achou piada a tantos mimos e lambuzadelas, embora o cansaço que aparentava ao chegar a casa ajudasse a disfarçá-lo.
Rita

4 comentários:

Anónimo disse...

Faço ideia as perguntas curiosas!!!

Anónimo disse...

Que ideia fantástica!!!
Se tiver um 3º vou sugerir .... ih ih ih
Beijinhos e bom fim de semana!
D

Anónimo disse...

Ai que intereçante....que blogue intereçante...
Sissy

rutinha disse...

ai rita,
parece q os consigo imaginar a cheirar a meia do vasco! ahahahah q engraçado, são curiosos e mto giros nessas idades não?
ps - nós tb queremos conhecer o vasco ;) bjnhs