domingo, julho 29, 2007

Já cá estou...

... desde sexta-feira,mas estes dois dias serviram para descansar e matar saudades. Agora que a família está toda reunida o Pilas (o nosso filho-gato) aproveita para mostar o quanto gosta de nós e como é bom voltar para casa. Aproveita para dormir agarradinho a um de nós e para dar umas turrinhas assim que vê uma mão livre.
Sobre a viagem. Foi muito bom dar belos passeios a pé e de bicicleta e foi excelente voltar a ver a outra parte da família reunida (faltava um, mas para a próxima lá estará). Já estão combinados mais uns encontros, com uns pretextos festivos.
Curiosidades sobre a Holanda/ Informações que servindo para muito pouco deveriam constar de qualquer guia turístico...
  • Os terrenos para habitação demoram cerca de três anos a preparar, antes da construção se iniciar.
  • Há mais bicicletas que carros em qualquer das cidades que visitamos.
  • Não é necessário usar capacete nem colete reflector para andar de bicicleta. Aliás, as bicicletas têm vários modelos incluindo as de travão de pedal e as de caixote à frente para transportar as crianças.
  • À saida das rotundas as bicicletas têm prioridade perante os carros. Por outro lado também têm prioridade perante as pessoas.
  • Nunca vi ninguém cair de bicicleta... mas eu consegui a proesa...
  • Farmácia é Apotheek mas não foi preciso ir lá... eu é que acho a palavra engraçada.
  • A televisão holandesa também usa as legendas em todas as séries e filmes estrangeiros. Os jovens falam inglês com muita naturalidade, e os menos jovens também.
  • Os holandeses almoçam sandwiches e só fazem uma refeição quente por dia - o jantar, que por sinal é entre as 6.30 e as 7 da tarde. As crianças também, o que prova que não é necessário comer sopa a todas as refeições.
  • Na Holanda há pão muito bom, mais barato que o nosso, e que serve de base da alimentação diária.
  • Os dias são cinzentos, e tendencialmente molhados mesmo de Verão, assim é necessário ter um daqueles blusões corta-chuva que ocupam pouco espaço.
  • O verde dos terrenos não faz esquecer a chuva que teima em cair, mas a chuva que cai não evita os passeios pelos parques verdes.

Concluo com a suposição que se lá vivesse não tinha celulite, mas andava sempre deprimida. Talvez me tornasse uma grande pintora, visto esse ser um país tão inspirador para tantos e tão conhecidos artistas do pincél...

Preparo o album de fotografias que vou deixar aqui.

Ana Cristina

3 comentários:

rutinha disse...

parecem ter sido uns dias em beleza, que lindo país! este é com certeza um dos destinos que faz parte da minha lista de "Destinos" :) e então com estas tuas descrições fiquei com mais vontade ainda de lá ir...

rutinha disse...

ps - obrgdo p passares pelos meus cantinhos vinda de férias, ganhei um sorriso esta manhã :) bjs

LUZ VASCONCELOS disse...

Adorei o relato,e dá um jeitao saber como se diz, farmácia ;))))
adorava lá ir!!