domingo, outubro 06, 2013

A aventura das análises enguiçadas - capítulo 2

Dia 2:

Já depois de D. Rita ter entrado no posto à sua hora de abertura, ter bebido o líquido da garrafinha e ter aguardado uma hora. Sentada agora na cadeira das análises, braço estendido. Para tirar o sangue, uma enfermeira novinha e uma senhora mais velha, presumo que técnica de análises, a dar as luzes todas dos procedimentos à primeira.
Técnica:
- Ai, tem umas veias tão boas, nem sabe a sorte que tem...
D. Rita:
- Sim? Mas veja lá, no parto da minha primeira filha a enfermeira teve que me picar três vezes para pôr o soro, foi azar... o que vale é que não me faz diferença nenhuma...
Enfermeira:
- Nem lhe perguntei, e desta vez está à espera de quê?
D. Rita:
- É uma menina.
Enfermeira:
- Ah, fica com duas meninas!
D. Rita:
- Sim, mas também tenho um rapaz. Rapariga-rapaz-rapariga.
Ténica a olhar para D. Rita, enfermeira a falar sobre como um dia gostava de ter dois filhos, mas como namorado estava numa de ter só um. D. Rita a responder como o seu companheiro durante tanto tempo também queria ter dois e como afinal se mudavam os planos.
Técnica (com o tom condescendente com que falava com D. Rita desde o dia anterior, o tom habitualmente usado ou com crianças ou com senhores velhinhos, o que D. Rita achou que fosse já hábito profissional, dada a localização do posto de colheitas):
- Pois, e agora fica pelos três... (atenção, não uma interrogação, mais uma afirmação)
D. Rita:
- Oh sim!!!!! Eu sempre quis ter três filhos...
Técnica:
- Pois, é melhor... até porque, como é muito novinha (!!!!!!!), pode fazer-lhe mal (?????!!!!)...
D. Rita, de repente transformada em miúda-Rita-praticamente-uma-adolescente:
- Mas sabe que eu não sou assim tão novinha...! Tenho 37 anos...
Técnica, de repente transformada em ginasta-que-dá-mortais-de-costas-em-décimas-de-segundos:
- Ahhhhh, então tinha mesmo que ser agora!!!!!!!!
 
D. Rita, de repente transformada em cota-que-tem-filhos-a-roçar-a-idade-em-que-quase-devia-estar-nos-netos, mais uma hora no posto a pensar no que é que a Técnica terá ficado a pensar quando olhava para ela. Ok, que era nova e tal, ainda por cima com a saia de ganga de peitilho, a falar num companheiro... mas fazer mal ter três filhos por ser nova????!!!! Que raios era aquilo? Um atestado à minha ignorância, ingenuidade, burrice?
D. Rita a sair do posto divertidíssima, com história cómica que ainda agora, mais de uma semana passada a faz rir... mas a sentir-se como se de repente, mesmo que por momentos, nem que fosse por breves instantes, tivesse sido olhada com ligeiro, nem que fosse ligeiríssimo preconceito, uma jovem destravada com três filhos seguidos sabe-se lá a viver do quê ou de quem... mas, em todo o caso, uma jovem!!!!!
 
[continua brevemente]

Rita

Sem comentários: