sábado, janeiro 03, 2015

Um ano de Janica genica

Miúda,

Fizeste ontem um ano e a sensação que tenho é que este tempo que passou, embora bem aproveitado, passou a correr. A minha gravidez de ti encontra-se ainda muito presente, bem como os tempos de Inverno em que ficámos por casa, bem como a licença prolongada com as três crias, bem como a redução de horas no trabalho que acaba agora. 

Neste tempo que passou tens sido uma miúdita bem fixe. Não foste a bebé mais fácil desta casa mas o crédito que se dá às birrinhas dos filhos nos primeiros tempos vai diminuindo à medida que o número destes aumenta. Que é como quem diz, deixamos de temer que algumas coisas durem para sempre e, por outro lado, sabemos que outras de facto não duram e aproveitamo-las tanto quanto podemos. 

És dotada daquilo que se poderá chamar uma boa "genica". Deste os primeiros passos no dia em que fizeste onze meses e agora andas perfeitamente e, tal como os manos, já sabes que te deves agarrar para descer e subir o pequeno degrau que temos em casa. Mexes em tudo e, mesmo fazendo o que fizemos com o mano e colocando ao teu alcance as coisas menos quebráveis e subindo as outras, já fomos dar com bonecos de madeira esquinados. Não aceitas um não, aliás, o som deve dar-te verdadeiro gozo, a aparentar pelos sorrisos escancarados que ofereces nessas alturas. Já te retirei da boca uma pastilha de detergente de pôr na máquina da loiça e acho que já apanhaste dois choques na mesma ficha. Aguentas noitadas mas adormeceste ferradinha ao colo da tia precisamente na altura da meia noite na passagem do ano, mesmo com as panelas a baterem a centímetros. 
Na escola, onde até hoje nunca ficaste a choramingar, mesmo nos primeiros tempos e no meio do cenário dantesco de outros putos a berrar, a Educadora diz que és «uma típica terceira filha», que te desenvecilhas perfeitamente sem andar atrás dos adultos, mesmo que isso implique tirar bolachas da mão de outros ou dar-lhes uns sopapos (garantiu-me que, com o desenvolvimento vem o bom e o mau).

Comes de tudo e não te recusas a nada, mas só te nasceu o primeiro dente no final do décimo mês, apesar de desde aí terem vindo logo mais três de seguida. 

Nos últimos dias tens assistido ao pessoal todo a dançar ao som do jogo da nossa nova wii em segunda mão e por isso já aprendeste uns movimentos de dança novos...

Sei que, com tanta genica, vais dar-me água pela barba, mas... que se lixe, vamos a isso, venham mais quinhentos anos!

Rita

Sem comentários: