quarta-feira, janeiro 23, 2013

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Como enfermeira que sou, sempre que vou como utente a uma instituição de saúde (felizmente vou muito poucas vezes) observo muito o ambiente, a postura dos profissionais e o espaço em si. E hoje fui ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. 
 

Conhecendo na teoria o trabalho realizado neste centro, a até pessoas que já lá estiveram internadas ou a trabalhar, hoje fui lá pela primeira vez. Entrei num espaço amplo e tranquilo, com aspecto agradável e limpo, movimentado por muita gente mas sem barulho. Andando pelos corredores viam-se salas cheias de pessoas a fazer exercícios como num grande ginásio, mas os atletas neste caso usavam talas, correctores de posição, aparelhos com roldanas e rodinhas. E os seus treinadores estavam fardados de branco e azul.
Os atletas também tinham várias idades. Alguns usavam cadeiras de rodas e eram mais maduros, outros deslocavam-se também de cadeiras especiais e estavam acompanhados dos maridos e filhos ainda pequenos, alguns eram bem novos (até havia bebés de colo).

Fiquei a pensar nos bebés que estão no meu serviço, alguns deles potenciais utentes destes serviços. E no N. que não tem direito, pela sua condição clínica e genética, para frequentar estes centros com a esperança que lá se vive. E no A. que, apesar de lá ir de vez em quando, não tem esperança de melhoras...
Foi uma experiência agradável, daquelas que nos faz conduzir mais tranquilas a caminho de casa e valorizar, nem que seja por pouco tempo, a vida que temos.
Ana Cristina

1 comentário:

Rita disse...

Às vezes, são tão pequenos os momentos que nos marcam para sempre... sei que é um cliché, mas é tão verdade...
Beijinhos, Rita

Tens que me contar isso...