terça-feira, dezembro 04, 2012

Já descobri!

O pássaro que fotografei é um periquito-de-colar. Encontrei a informação na net em sites da especialidade como este. Ao que parece estes periquitos, "quase tão grandes como os papagaios e coloridos como os periquitos" são mesmo da família dos papagaios e podem ser vistos nos parques de Lisboa com alguma frequência. Terá sido uma coincidência vê-los agora porque não são sazonais, acontece é que as árvores do nosso largo estão mais despidas e transparentes. Há mesmo quem diga que noutras cidades já são mesmo considerados como praga mas eu, por estas bandas tenho visto grupos pequenos.
Engraçado foi encontrar, por um lado sites que publicitam a venda desta espécie e ao mesmo tempo descobrir que nos anos 80, possivelmente fruto de fuga ou de deliberada libertação, estes pássaros resolveram reproduzir-se e viver nas ruas da cidade, estando agora ao alcance dos olhos e ouvidos (porque são muito barulhentos) de muito mais pessoas. 
Prometo tentar gravá-los em vídeo assim que eles colaborarem.

Fotografia retirada do publico.pt 25/12/2011
Ana Cristina

1 comentário:

Unknown disse...

Há dois ou três dias estaquei aqui a ver uns passarinhos diferentes no meu páteo... não eram como estes (acho eu), mas eram meia dúzia de brincalhões a saltar por entre os ramos dos limoeiros... fiquei com tanta vontade de ter a máquina à mão... o melhor de tudo foi mesmo vê-los divertidos, adorei...
Rita