segunda-feira, abril 16, 2007

Um filme

Passei o dia todo de hoje com o filme de ontem na cabeça.
Eu tinha 18 anos quando se deu o genocídio do Ruanda. Tenho recordações das imagens dos corpos decepados amontoados pelas estradas e das palavras tantas vezes soadas na televisão... Ruanda, tutsis, hutus... Mas a verdade é que as memórias são poucas... Ou talvez a imaturidade ainda fosse muita, não sei...
Tive a plena consciência que estava inserida no tal grupo descrito pelo jornalista do filme... os que devem ter visto o caso no telejornal e devem tão somente ter pensado que era horrível o que se passava num qualquer local do mundo...
Hoje acordei envergonhada e tratei de informar-me sobre o assunto. Se não viram, aluguem o "Hotel Ruanda". Que melhor crítica pode ter um filme que nos provoca a este ponto?
Rita

5 comentários:

rutinha disse...

Qdo estava na escola lembro-me perfeitamente de fazer um trabalho (com fotos e reportagens dos media) sobre este assunto. Há pouco tempo vi o filme e fiquei bem mais impressionada do que qdo andei a fazer esse trabalho. A noçao dos acontecimentos agora é bem diferente!

rutinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elsa Serra disse...

Olá Rita, venho aqui agradecer a carta que deixou no Pequeno Herói que me deixou de lágrimas nos olhos...mas é mesmo assim tudo o que é importante para nós mexe muito ... venho aqui também convidá-la para uma festa de encerramento dia 21 de Abril a partir das 16h, com lanche, histórias e muita partilha para festejarmos todos os momentos bons dos últimos dois anos, já agora peço desculpa não me lembrar mas nós alguma vez conversámos? mas é tanta gente que passou por ali, sorry
um abraço Elsa

JoanaM disse...

A semana passada estava a jantar com os amigos e disse-lhes: "no outro dia vi um filme na televisão...", responde logo um amigo "Hotel Ruanda". Segundo ele, toda a gente viu esse filme, o unico filme bom que deu na televisão portuguesa a horas decentes nos ultimos anos...
Tambem fiquei a pensar...E nós, não continuamos ai a ver televisão, a jantar, nas nossas vidas, enquanto há tantos ruandas por ai?... se não, o que fazer?

Mónica Lice disse...

O filme faz-nos pensar que a vida não é certa... muito menos em África...:(