sexta-feira, janeiro 26, 2007

Cinema

Nos últimos tempos conseguimos ir ao cinema ver dois filmes:

O "Scoop", do Woody Allen, é isso mesmo, um filme à Woody Allen. Divertido, história engraçada, risonha, um bom entretenimento. Preferi o "Match Point", do ano passado, foi mais surpreendente, tanto enquanto história como enquanto membro da filmografia do ruivo neurótico... Mas gostei de ver o "Scoop", gosto sempre daquela personagem que o Woody Allen interpreta (?) e dos seus argumentos...
Quanto ao filme de hoje...

Gostei muito... Mas, para quem queira basear a sua decisão no site do Sapo e ler a descrição do argumento como sendo "Em pleno século 16, a colonização espanhola da américa central está em pleno desenvolvimento e com ela a civilização Maia caminha para o desapareceimento. No meio deste processo um homem, um Maia, procura preservar a sua cultura..." fique sabendo que não tem mesmo nada a ver com isto...
O filme está bom, bonito e vibrante. Bem feito. Fotografia maravilhosa. Violento, mas de uma violência compreensível. História interessante, que prende o espectador e o faz ficar com taquicardia na quase totalidade das duas horas que dura.
E, para quem queira ter uma ideia, "Apocalypto" é sobre a história da fuga de um homem de um sentimento que conhece pela primeira vez, o medo, e sobre a ideia de que nenhuma civilização pode (ou deve...? porque podem, não podem?) perdurar enquanto achar que tem mais direitos do que as outras, que está mais perto do Sol e dos deuses...
Rita

quinta-feira, janeiro 25, 2007

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Filhos

Apesar de os adorarmos profundamente, sermos capazes de tudo por eles, lamentarmos inúmeras vezes o pouco tempo que lhes podemos dar, sermos capazes de um sentimento de saudade inquantificável cinco minutos depois de os deixarmos na creche... há dias em que ficamos tão aliviados depois de os pôr na cama...
Rita

domingo, janeiro 21, 2007

Finalmente chegou!

Finalmente chegou a tela da Graça Paz para embelezar as paredes cá de casa!
Foi uma emoção receber o postal numa noite, esperar pelo final de tarde do dia seguinte para ir aos Correios, trazer o grande embrulho para casa debaixo do braço rua fora, despi-lo dos plásticos e cartões para encontrar... "Estou a booooiar"...
É linda! A Alice deu-lhe muitos beijinhos como faz aos visados de todos os quadros e fotografias, por isso... aprovadíssima!
Rita

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Licores


À semelhança de há dois Natais atrás, neste último decidimos, para alguns dos homens da família, ofertar licores caseiros em garrafas por nós decoradas. A receita foi simpática e gentilmente cedida pela Cissa e resultou num Licor de Maçã e Canela divinal, apreciado por todos quanto o têm provado... E, como este ano a quantidade produzida foi bem menor à do outro Natal, não deu para enjoar com o aroma espalhado pela casa... apesar de não estar grávida como nesse outro ano...

Rita

segunda-feira, janeiro 15, 2007

E à falta de lareira...

... lá teve o agregado familiar que se contentar com um fim de semana aquecido de forma (já medianamente) moderna...
Rita

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Azulejos

Finalmente faço algo que há muito queria: posto pedaços desta Lisboa de que tanto gosto... Inspirada por outros "bloggers", cá vai uma primeira foto, relativa aos azulejos da famosa pastelaria dos pastéis de belém.

Rita

terça-feira, janeiro 09, 2007

Uma carteirinha diferente!!!

Baseada nestas carteirinhas recebemos uma encomenda para a realização de uma cigarreira própria para aqueles cigarros muito fininhos e compridos.

Foi oferecida a uma menina que também gosta muito de pincéis e tintas.

Para nós, foi um orgulho que tivesse agradado tanto a quem a ofereceu, como a quem a recebeu.


Ana Cristina

domingo, janeiro 07, 2007

Prendas


Há uns anos atrás, os meus pais receberam um par de Cabeçudos pelo Natal. Duas belíssimas peças de artesanato que sempre invejei por serem tão perfeitas, por em miniatura se parecerem tanto com os da minha história de sempre, herdada da Romaria da Sr.ª da Agonia.
Este ano o meu João encontrou estes, diferentes dos outros mas lindos na mesma, e até conheceu o artesão, Rui Duarte, que eu desconheço, mas a quem agradeço a criação. Não poderia deixar de mostrar-vos uma das minhas prendas favoritas neste Natal, para os que gostam de Cabeçudos, para os que choravam a vê-los em criança, para os que conhecem Viana do Castelo e para os anseiem por conhecer. E para todos os outros, claros.
Rita

terça-feira, janeiro 02, 2007

Bom ano!!!!

A todos, as manas das Oficinas Ranha desejam um grande ano 2007!
Grande em tamanho, porque esperamos que os segundos passem a demorar minutos, os minutos horas, as horas dias e por adiante... para que o tempo se prolongue até ao necessário para a realização de todos os projectos!
Grande em qualidade, como será certamente se todos os projectos forem realizados!
Olho para a lista que fiz no início do ano que agora acabou e constato que, dos poucos pontos que apostei realizar, um foi amplamente conseguido: o das Oficinas criarem este blog e manterem uma produção (mais ou menos) contínua. Esse é um óptimo motivo para festejar.
Em termos pessoais, não consigo deixar de estranhar a ambiguidade de sentimentos em relação ao ano que ficou para trás. A sensação de ter sido um dos melhores e um dos piores só pode ser igualável a outro da minha vida. E é esquisito fazer esse balanço que põe a Alice num prato - a maior e mais fabulosa aventura em que já me meti - e, no outro, a perda de uma das pessoas mais importantes da minha vida e a doença grave de outra.
É assim a vida, são assim os anos. E por isso os vamos sempre desejando melhores. Grandes.
Rita