sábado, junho 24, 2006

O bidé

Numa casa de banho e no todo que existe numa casa, o bidé é assim uma espécie de parente pobre, ovelhinha ranhosa... É aquele tipo de peça que "ou se ama ou se odeia". Pessoas há que não concebem uma casa de banho sem ele (a minha mãe) e outras espalham aos quatro ventos que tal peça poderia ser retirada do mercado que não sentiriam minimamente a sua falta (o meu marido).
Cá em casa, aquando das obras, o João chegou mesmo a pensar que poderiamos dispensar o bidé. Eu, decerto com visão futurista, achei melhor não. E cá temos uma casa de banho, normal, completa, com todos os familiares.
Na nossa família, o bidé é importante, quanto mais não seja, na história dos três filhos.
A primeira, a Fera, filha-gata, apaixonou-se pelo bidé quando ainda era muito pequenina e tomámos a decisão de a expulsar do nosso quarto à noite. Passou sempre a dormir dentro do bidé, toda aninhada. Hoje, mesmo com aqueles abdominais todos, ainda gosta de se deitar no bidé, enche o espaço todo.
O Kaos, filho-cão, bebia água do bidé. Ainda me lembro de quando ele precisava de se empoleirar todo para chegar com a língua à água a cair... Agora é tão grande, maior que o bidé, mas ainda não se esqueceu que bebia lá água e às vezes põe-se com aquela língua enorme a lamber a torneira, apesar de já irem tempos e tempos desde que lhe dávamos lá água.
A Alice, filha-filha, descobriu o bidé recentemente e tenho ideia que a paixão irá durar ainda algum tempo. Por enquanto o fascínio nasce do facto de lhe permitir pôr-se a pé e de se meter a tirar, uma a uma, todas as coisas que de vez em quando lá estão dentro. Imagine-se quando começar a lavar lá as mãos e os dentes.
Cá em casa temos um bidé verdadeiramente apreciado. E se provoca estranheza o facto de me lembrar de escrever sobre isto, não é tão só porque ando pouco inspirada, mas também porque a vidinha é mesmo assim, cheia destas pequenas coisas em que vamos reparando e às quais não fazemos a devida vénia.
Rita

1 comentário:

rutinha disse...

que saudades tinha de vir aqui a este cantinho e ler estas coisas tão giras!