quinta-feira, janeiro 21, 2016

Os filmes das nossas vidas

Há filmes que se tornam marcantes nas nossas vidas. Porque os vimos muitas vezes, porque os descobrimos numa altura da nossa vida que somos vulneráveis e sedentos de sentimentos arrebatadores, ou mesmo porque são realmente bons filmes.
É o caso deste. Porque o tínhamos gravado em cassete (provavelmente beta) a Rita um dia descobriu um filme realizado na época em que nasceu. Um filme "antigo", que amou à primeira vez que o viu. De tal forma o marcou que o reviu "centenas" de vezes. Apresentou-o a todos os amigos da época, fazendo sessões de cinema em casa para verem o seu filme preferido; "Feios, Porcos e Maus", uma obra cinematográfica de culto, neo-realista, à laia de história trágico-cómica que tem como fundo a grande cidade de Roma. 
Este é, sem dúvida, um dos filmes da vida da Rita.


Lembrei-me dele porque o seu realizador, Ettore Scola, faleceu há dois dias. Lembro-me tão bem deste filme que acho que também posso dizer que este foi um dos filmes da minha vida. Fiquei com vontade de o rever. Queres, Rita?
Ana Cristina


sábado, janeiro 09, 2016

E, esta semana, no Dia de Reis

Recebi um presentinho de quem não esperava. Uma vizinha ofereceu-me umas pegas feitas por ela. Mostro-vos, para que possam ver como são lindas e um trabalho de pontos pequeninos e com uma linha fina.


Gostei. Lembrei-me das da avó Joana, também feitas em crochê, com linha mais grossa (mas provavelmente muito fina para os seus olhos de lentes grossas). Algumas são forradas a tecidos que me lembro de ver lá em casa, como o cor-de-rosa com meninos que era o da colcha da minha caminha na casa dos avós, cor de casca de ovo feita pelo avô para a primeira neta. Bateu-me uma saudade boa... 


Ana Cristina