sábado, março 30, 2013

Quatro anos de Vasco

É um rapagão, não muito grande, mas em todo o caso um rapagão, cheio de testosterona inicial latente, gosta de lutas, de espadas, de super-heróis, de dar pontapés numa bola... mas ainda pede para lhe pintar as unhas de preto e não se importou de ser filmado a dançar o Gangnam Style com saia cor-de-rosa e tiara...
O meu rapaz maravilhoso dorme lá dentro, cansado de um dia de brincadeira e festa... há quatro anos era assim:


Rita

quarta-feira, março 27, 2013

Há hábitos que não se perdem

Por exemplo; acompanhar a tia num cafézinho depois de almoço. E se houver bolo de chocolate melhor ainda...
Desde pequenino que adora beber café sentado à mesa como gente grande, ao mesmo tempo que vamos conversando. 

E eu, nesses raros dias de convívio à mesa entre tia e sobrinho, fico tão contente.
Ana Cristina

terça-feira, março 26, 2013

Lamechice de mãe

Será que os outros pais também sentem a mesma comoção que eu quando lêem nas avaliações dos seus filhos algo como «A Alice continua a crescer, e isso vê-se de dia para dia! Está por isso, de parabéns pelo seu desempenho em todos os trabalhos propostos. Espero que continue assim!»...?!
Rita

segunda-feira, março 25, 2013

Ideia de prenda

Prenda dos miúdos para os avós neste último Natal: num quadrado de pano crú, fizeram as suas pinturas, que depois foram cosidas num saco que andava cá por casa.
Nota: às vezes temos sacos de pano crú, de congressos, feiras... nos últimos tempos, até há lojas que dão uns sacos feitos de um material que parece uma miscelânea de papel e tecido... fica a ideia.

Rita

segunda-feira, março 11, 2013

O nosso primeiro filme musical, sem contar com os de desenhos animados


No sábado, eu e a Alice fomos fazer um programa de mãe e filha: "Mary Poppins", na Cinemateca Junior. Para mim, foi uma aventura... era um filme de quase duas horas e meia, legendado, musical. A própria Alice tornou-o num desafio maior, ao segredar-me que estava cheia de fome, assim que começou o genérico (e mais algumas vezes nos vinte minutos a seguir).
Revelou-se uma boa escolha, das que a Cinemateca Junior já nos habituou. Mesmo esfaimada, à saída a Alice considerou-o o melhor filme que já tinha visto (o exagero é das roupas que actualmente ela veste mais vezes). Quanto a mim, pude recordar as tardes de domingo, a ver os filmes musicais do Fred Astaire e do Gene Kelly com a minha mãe, ela sentada no sofá e eu no chão à frente, a mão dela a fazer-me cafuné... e obviamente, os meus sapateados improvisados pelo corredor fora, nos intervalos...
Rita

quinta-feira, março 07, 2013

Veio ontem pra casa

Ontem estava bem disposto e já tinha urinado depois da desalgaliação. Por isso teve ordem de soltura.
Apesar do colar cervical e de ter sido operado umas 38 horas antes andou por todos os cantos, possivelmente a verificar se tudo estava no mesmo sítio. Correu atrás do seu brinquedo preferido, uma bola de saco de plástico e comeu um bocadinho. Tem as patinhas rapadas e vê-se os hematomas que ficaram do soro e das análises, e a barriga rapada e com  a sutura operatória visível. Anda ainda a urinar às pinguinhas e muitas vezes, fruto da algaliação e da cirurgia à bexiga. Hoje tem dormido bastante mas não parece triste, deve ser fruto do pequeno comprimido anti-depressivo (eheheh) que hoje tomou de manhã, e da dona também ter dormido durante o dia mas parece o nosso filho-gato. Um Pilas ainda em baixo de forma, mas o nosso Pilas.
Ana Cristina

terça-feira, março 05, 2013

A notícia veio às 5.40 da manhã

O Pilas tinha acabado de ser operado e a cirurgia tinha corrido bem. 
A  bexiga dele tinha coagulos de sangue e dois cálculos visíveis, e outros micro-coagulos possivelmente. Foi feita limpeza com muito soro, no sentido ascendente e descendente, para que tudo ficasse o melhor possível e mandaram-se os cálculos para análise para saber a sua composição e se através da alimentação é possível evitar novas formações. Nessa altura estaria no recobro, a recuperar da anestesia.
Hoje sei que está bem disposto e a urina dele vem aparentemente limpinha de cálculos, com algum sangue, é claro. Se tudo correr bem amanhã será desalgaliado e terá alta o quanto antes.
Devo dizer que neste processo todo só tenho de elogiar o Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa independentemente do sucesso, ou não, do seu tratamento. É lá que o Pilas tem sido tratado de todas as vezes que tem sido necessário, e ainda bem que a clínica veterinária aqui mais perto de casa abria só às 10.30 horas no dia que resolvemos levá-lo ao médico. Noutro dia poderei falar do porquê do meu elogio.
Ana Cristina

segunda-feira, março 04, 2013

Estou à espera de notícias

Quando saí do Hospital Veterinário, às sete e tal da noite, ficou combinado com o veterinário que o Pilas ainda hoje seria operado à bexiga para limpar todas as areias e que têm sido as causadoras das retenções urinárias. Ele está bem melhor da função renal, que piora sempre que tem um surto de obstrução das vias urinárias, e esta será uma boa altura para o anestesiar, sujeitando os rins a mais essa agressão mas esperando resolver um dos problemas que ele tem.
Para quem ainda não entendeu nada do que se passou a explicação é a seguinte. O Pilas sofrerá há uns tempos de insuficiência renal crónica que só agora foi diagnosticada porque só recentemente nos começamos a preocupar pelo facto dele estar mais magro e menos activo. No contexto do internamento para re-hidratação sofreu de retenção urinária, que se pensou inicialmente poder ser por stress, mas que depois se observou existir também factor físico como pequeninas areias na bexiga.
Quando veio para casa vinha melhor dos rins e com urina aparentemente limpinha. Pensou-se que se teria resolvido o problema dos cálculos na bexiga com as várias lavagens vesicais através da algália e com a urina espontânea que ele fez durante uns dias.
Em casa houve stress, com a mudança da alimentação, a administração do antibiótico em comprimido e do soro injectável e a visita passado quatro dias ao hospital para fazer análises. E fez nova retenção urinária e necessitou de ser novamente algaliado. Ainda se pensou mais uma vez que pudesse ser do stress  mas concluiu-se que a bexiga estava suja de areias. Neste processo os rins sofreram danos, e as análises da função renal pioraram muito. A algaliação, a terapêutica e o soro, ajudaram a melhorar os rins mas um dia eles podem parar com tanta agressão.
Como aparentemente ele tem vários cálculos mínimos mas que para as vias urinárias de um gato são grandes o suficiente para causar danos a solução passa por limpar cirurgicamente a bexiga. E se tudo correu como o esperado já o deve ser sido. Ficaram de telefonar depois da cirurgia, e eu avisei que podiam fazê-lo a qualquer hora, mas devem pensar que é tarde para dar notícias. De qualquer forma, tenho o telemóvel aqui mesmo ao lado e espero que as notícias sejam boas.
Ana Cristina

Mistérios familiares

- Pai, este que está a cantar é o Justin Bieber.
Esta foi a frase mais intrigante que ouvimos nos últimos tempos, cá em casa. Foi dita hoje de manhã, pelo Vasco, com quase quatro anos, quando nos preparávamos para mais um dia de escola e trabalho. Pelos vistos, o que a motivou foi um clip num canal de desenhos animados.
Ora analisemos a coisa.
Justin Bieber. O meu filho de três anos, mesmo mesmo quase quatro. Justin Bieber, que nós não ouvimos e quase nem conhecemos.
Descartámos a hipótese da Alice lhe ter dito. Acho que nem ela mesmo sabe quem é o cantor imberbe. De forma que a recente demonstração de cultura (?) musical do meu filho é, neste momento, um ponto de interrogação a juntar àquele com que ficámos no fim-de-semana, quando demos por ele a acompanhar uma música da rádio, pelos vistos um grande hit actual (?), algo como "gangman style" (será isto???)...
Rita