domingo, janeiro 30, 2011

Reportagem de Natal 3

Depois de mais doenças dos filhos, de alergias e exames para descobrir as razões das mesmas, de uma semana de trabalho muito muito intenso... o melhor é deixar de palavreados, adiar as novidades e ir directamente para as nossas obras de Natal... sim, o Natal de há um mês... shhh, faz de conta que foi ontem... afinal, parece que é quando se quer, né...?


Uma alusão às origens, para a nossa mãe
Rita

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Novidades das alergias

Com alguns testes de alergologia já sei que, o tomate, o pessego e o latéx são meus imimigos. Causam-me "urticária", o que é mesmo que dizer que me põem com umas borbulhas de aparecimento subito´como se um bichinho, tipo aranha tivesse passado por cima da minha cara, peito ou pescoço (são os sítios mais frequentes). Haverá também por aqui uma urticaria de pressão, quando as lesões aparecem em sítios como vincos, joelhos ou braços (quando estive a fazer pressão nessas zonas) e outras alergias que parecem ser menos intensas.
Espero ainda resultados de análises, mas por enquanto já retirei as tomatadas da minha alimentação.
Uma coisa boa; não sou alergica ao pêlo do meu Pilas. Pelo menos por enquanto...
Ana Cristina

segunda-feira, janeiro 17, 2011

"Reportagem de Natal 2" ou "Reportagem de Natal não era Reportagem de Natal se não fosse feita até ao fim de Janeiro..."

Entre entregas de trabalhos e alergias de uma de nós e doenças, análises e ansiedades com a saúde da filha da outra, este blog ficou completamente esquecido.
Mas, tendo as preocupações ficado na semana passada (tirando as das alergias da Cristina, a passos mais curtos de ficarem resolvidas), podemos continuar a mostrar as produções Oficinas Ranha deste Natal. Cá vai a caixa pintada para a Catarina prima, a nossa Azeitona preferida:

Rita

domingo, janeiro 16, 2011

Aos dezasseis dias do ano de dois mil e onze, a Ana Cristina apareceu no blog que assina em partilha com a sua irmã...
E apareceu para dizer que tinha dores de cabeça, e estava triste por andar muito incomodada com uma qualquer alergia que apareceu em força e para a qual o seu comprimidinho SOS tem feito pouco efeito. Espera assim que na quarta-feira, depois da consulta tenha pelo menos terapeutica mais eficaz. Entretanto lá terá de se aguentar com o que pode.
Na verdade ela não tem aparecido porque depois das festas teve uns turnos malucos, a seguir (e até dia 11) andava com um trabalho em mãos, e no dia 11 começou com a sua amiga alergia, que a incomoda já lá vai tempo suficiente para ter ido à consulta de alergologia, como aconselhou a dermatologista, mas como diz o ditado "em casa de ferreiro..."
Será nesta semana.
Ana Cristina

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Reportagem de Natal 1



Cabazes. Este ano, a grande prenda foi o Cabaz Artesanal de Natal, elaborado de acordo com normas e condições de qualquer cozinha perfeitamente normal. Tentou-se alguma variedade: Licor de Maçã e Canela ou Baileys Caseiro, Compota de Abóbora com Nozes (ideal como sobremesa, a acompanhar requeijão), Sal com Alecrim (aconselhando-se como tempero para batatas para assar), Conserva de Pêssegos Picantes (como acompanhamento de carne carne assada, por exemplo) e Bolachas Caseiras. Estas últimas embaladas de forma especial, em latas decoradas para o efeito pelas mãos da Alice e do Vasco.
Houve quem tivesse todos os ítems, alguns ou só um, quem os conseguisse em tamanho maior ou menor... mas poucos terão perdido a oportunidade de experimentar produtos alimentares das Oficinas Ranha neste Natal.
Fica a ideia para quem, para o ano, pretenda um conjunto de ofertas em conta, mas simultaneamente pessoais e manuais.
Rita

domingo, janeiro 02, 2011

Bom ano!

Ok, o mês de Dezembro não correu exactamente como eu esperava.
As actividades planeadas para fazer dia-a-dia, de acordo com o Calendário do Advento, ficaram talvez a um terço, porque os miúdos, especialmente a Alice, coleccionaram virus este mês - esperemos que tenham exemplares para o resto do Inverno.
As férias que eram para ser alteradas não foram, o que deu direito depois ao arrependimento do "macacos-me-mordam-se-mais-alguma-vez-que-possa-deixo-de-marcar-férias-entre-o-Natal-e-o-Ano-Novo".
A consoada que era para ser cá em casa, por vicissitudes de doenças familiares (que não as simples dos meus filhos) passou para outra... mas correu tudo muito bem, a vida é mesmo assim, sujeita a alterações, fossem todas como esta.
As prendas foram manufacturadas, o que deu muito trabalho, e os dias passaram-se o mais maravilhosamente possível...
Por todas essas razões, este blog esteve parado, manas ausentes para tudo o resto que não este espaço. Ficam então os desejos de que todos tenham passado umas Boas Festas... e que o ano 2011 que agora começa vos sorria...
Rita