À semelhança do ano passado, o aniversário da Sofia, este ano, também deu comemoração com direito ao convívio com bons amigos e a um belo passeio no campo. De muito diferente teve a Quinta Derrainhas, onde uma carroça puxada pelo Zeca nos levou (aos de palmo e meio, os outros tiveram de caminhar a bom passo). Foi aí que conhecemos e fizemos festas à Maria, à Joana, à Alzira, à Bela, e a mais umas quantas burrinhas que ali moram. Ainda pudemos contactar uma égua meiguinha (cujo nome não recordo), três cabrinhas simpáticas (sem nome), um par de gansos com um filhote e um conjunto de galinhas caçadoras (de toupeiras, para mim era uma toupeira que ali estava no bico)... Para além de passeios, a Quinta tem muitas outras actividades planeadas, para miúdos e graúdos... fica a ideia para um dia divertido...domingo, maio 22, 2011
Dia especial de festa e passeio
À semelhança do ano passado, o aniversário da Sofia, este ano, também deu comemoração com direito ao convívio com bons amigos e a um belo passeio no campo. De muito diferente teve a Quinta Derrainhas, onde uma carroça puxada pelo Zeca nos levou (aos de palmo e meio, os outros tiveram de caminhar a bom passo). Foi aí que conhecemos e fizemos festas à Maria, à Joana, à Alzira, à Bela, e a mais umas quantas burrinhas que ali moram. Ainda pudemos contactar uma égua meiguinha (cujo nome não recordo), três cabrinhas simpáticas (sem nome), um par de gansos com um filhote e um conjunto de galinhas caçadoras (de toupeiras, para mim era uma toupeira que ali estava no bico)... Para além de passeios, a Quinta tem muitas outras actividades planeadas, para miúdos e graúdos... fica a ideia para um dia divertido...sexta-feira, maio 20, 2011
Um grande susto
segunda-feira, maio 16, 2011
No nosso parque
No nosso parque encontramos caras conhecidas e fazemos amigos. Partilhamos confissões, gelados, brinquedos, novidades, batatas fritas, jogos, correrias, risadas e gargalhadas. De vez em quando há música e ensaiamos movimentos de dança. Ensinamos e aprendemos a dar cambalhotas nas cordas do baloiço. Zangamo-nos com quem possa dizer mal de nós. Tentamos ler jornais ou livros mas nunca conseguimos porque há demasiado para ver, inclusivamente filhos. Corremos atrás de pombos e nunca, nunca, nunca nos cansamos. No nosso parque passamos dos fins de tarde mais espectaculares do mundo, temos a certeza absoluta.
sexta-feira, maio 13, 2011
Cantos da nova casa 2
terça-feira, maio 10, 2011
Evolução dos tempos e/ou das idades... medo...
segunda-feira, maio 09, 2011
A Seco
Gostei sobretudo da forma simples como o autor escreve os seus sentimentos mais profundos e nos mostra as suas fragilidades. Gostei muito deste livro e vou à procura do primeiro do autor onde, ao que parece, podemos ler sobre a sua invulgar infância e adolescência. Quando encontrar “Correr com Tesouras” eu venho aqui contar.
Ana Cristina
domingo, maio 08, 2011
Hoje fomos ao cinema...
... e depois, contámos o filme ao pai:sexta-feira, maio 06, 2011
quinta-feira, maio 05, 2011
Eu,,,
terça-feira, maio 03, 2011
Dela
- Mãe, como é que o coração bate?
-Muito depressa, pum-pum, pum-pum, pum-pum...
- Mas não bate contra as paredes do nosso corpo, pois não?!
domingo, maio 01, 2011
Momento lamechas

Lamechice 2
sexta-feira, abril 29, 2011
1-2 experiência ...
segunda-feira, abril 25, 2011
Olá, cá estou eu!
terça-feira, abril 19, 2011
Instantes entre tia e sobrinha
quarta-feira, abril 13, 2011
De volta...
sexta-feira, abril 08, 2011
Mudanças
terça-feira, março 15, 2011
Decisões importantes, ou não...
Assim será, se a Rita estiver de acordo, claro.
segunda-feira, fevereiro 28, 2011
Domingo bem passado
Ontem fomos à Quinta da Regaleira ver "Ciranda - Baú de Lendas", pelos TapaFuros. E fica a ideia: se quiserem passar uma bela e divertida manhã em família, levem-na a rir até às lágrimas com o excelente profissionalismo desta companhia de teatro que este ano completa duas décadas de vida. A sério, vale mesmo a pena. Um bilhete para a peça vale 7 euros e pode visitar-se a Quinta em seguida.Rita
terça-feira, fevereiro 22, 2011
Dimensão paralela na EPAL
segunda-feira, fevereiro 14, 2011
Paixões desavindas em dia de namorados
quinta-feira, fevereiro 10, 2011
Histórias de amizade
segunda-feira, fevereiro 07, 2011
segunda-feira, janeiro 31, 2011
domingo, janeiro 30, 2011
Reportagem de Natal 3
quarta-feira, janeiro 26, 2011
Novidades das alergias
segunda-feira, janeiro 17, 2011
"Reportagem de Natal 2" ou "Reportagem de Natal não era Reportagem de Natal se não fosse feita até ao fim de Janeiro..."
Ritadomingo, janeiro 16, 2011
segunda-feira, janeiro 03, 2011
Reportagem de Natal 1

domingo, janeiro 02, 2011
Bom ano!
sexta-feira, dezembro 10, 2010
Estatísticas do meu Natal
destas...
- 03 cá de casa
- 45 para a família
- 16 para a família de amigos
- 17 oferecidas em conjunto com a minha irmã e cunhado (em bom rigor, serão 23)
- 15 casais
dos quais...
13 terão prendas conjuntas
02 terão prendas conjuntas e individuais
02 ainda não tenho bem a certeza
- 31 agrupadas (por casal ou por família)
- 19 crianças (e jovens)
das quais...
03 ainda não nasceram
01 vai ser dinheiro
E, mais importante,
17 compradas
37 MANUFACTURADAS (muitas com a ajuda da Alice e do Vasco, mesmo muitas) com muito carinho...
... o que é um verdadeiro sucesso na ideia que eu faço, quero fazer e quero ensinar a fazer do Natal...
quarta-feira, dezembro 08, 2010
Doenças - posts redundantes
sexta-feira, dezembro 03, 2010
Cá em casa também neva...

A singularidade dos flocos de neve fascinam-me. Eu sei que a Micas tem razão e que o mesmo acontece com os desenhos das asas das borboletas, as riscas das zebras e por aí fora... mas é como eu lhe respondia... não haver um floco de neve igual a outro enquanto cai um nevão é mais uma prova de como, na vida real, a matemática, apesar da sua famosa infinitude, nunca conseguirá ter números suficientes para colmatar a criatividade que a natureza alcança...
Adiante. Hoje descobri que recortar flocos de neve em papel é altamente relaxante. No início do processo houve alguma frustração porque era difícil à Alice cortar em papel muito dobrado... ficou cansada, mesmo quando lhe arranjei guardanapos... sem insistir, continuei o processo e cativei o pai a vir também experimentar. Ela, seduzida, voltou e acabou por conseguir.
A parte melhor foi providenciar o resultado final:
quinta-feira, dezembro 02, 2010
Natal
segunda-feira, novembro 29, 2010
Tudo pode ser contado de outra maneira
Não sei o que dizer. Só que gostei muito. Que todos os que gostam das obras literárias de Saramago deveriam ver este documentário intimista e sem rodeios, filmado durante quatro anos, acerca do dia-a-dia da vida de José Saramago e sua companheira Pilar del Rio.
Com este filme ficamos com a ideia de ficar a conhecer muito mais o escritor, mas sobretudo o homem modesto que se tornou escritor. Podemos ver o homem que numa saúde muito débil continua a cumprir com as suas obrigações para com o seu público, que por respeito a quem compra as suas obras dá autógrafos durante horas e tira fotos com quem lhe pede. Podemos assistir ao seu declínio físico, assim como ao seu regresso à vida e à escrita. E observamos ainda o homem que, depois de quase morrer termina o seu livro, vê uma das suas obras em filme e chora de agradecimento.
Podemos ainda ver a sua companheira como uma mulher enérgica e defensora de ideias próprias, a forma como completa o homem-escritor, o homem-revolucionário, o homem-homem. Ficamos a conhecer muito melhor a mulher apaixonada por quem Saramago se apaixonou, porque é uma mulher apaixonante. Neste documentário compreendemos bem a firmeza de carácter e as ideologias da Pilar.
E se, por algum motivo, não gostavam do Saramago como homem podem sempre ir ver o documentário porque talvez mudem de ideia. Espero bem que mudem.
Eu não mudei. Eu fiquei com saudades...
terça-feira, novembro 23, 2010
Apareço, muito rapidamente...
sexta-feira, novembro 19, 2010
Data memorável
segunda-feira, novembro 15, 2010
A história de alguém
domingo, novembro 14, 2010
Mais um desenho da Alice...
quinta-feira, novembro 11, 2010
Adeus, "Senhor do Adeus"
quarta-feira, novembro 10, 2010
Paixões de Vasco...
segunda-feira, novembro 08, 2010
Nova fã...
Comecei-lhe a ler um pouco a medo, mas ela foi achando piada... e quando dei por isso, estava mesmo a rir à gargalhada com esta ilustração, da rapariga que olhava tão fixamente que, depois de ganhar um concurso de olhares fixos, resolveu levar os olhos a banhos, "para descansarem finalmente"... e depois explicava ao pai que o que estava ali pendurado eram os olhos («esta parte branca, estás a ver...?!») e ria, ria...
Rita
domingo, novembro 07, 2010
"It´s my party..."
quinta-feira, novembro 04, 2010
...
No meio disto tudo, uma falta imensa de profissionais, uma alta taxa de desemprego, uma realidade que envolve a proposta de estágios profissionais a serem pagos à hora e a subcontratação para exercício em hospitais de serviço público e ordenados bloqueados umas vezes por causa da crise, outras porque os acordos de actualização da carreira de enfermagem não foram cumpridos.
Claro que o desânimo é muito e a sensação de impotência é quase generalizada mas eu sou incapaz de dizer a alguém que não vá para enfermagem se for esse o seu sonho. O resto fica para outro dia.
quarta-feira, novembro 03, 2010
Às vezes...
terça-feira, novembro 02, 2010
A mecânica do coração
“A mecânica do coração” é sobretudo de uma linda e doce história sobre o amor. No final do séc. XIX, numa época sombria e pobre em emoções há personagens que fazem a diferença porque amam de forma pouco convencional; uma mulher que conserta defeitos de crianças abandonadas para que possam ser adoptadas por novas famílias, uma criança com voz de pássaro e que desperta paixões, o inventor que sofre de desamor e o jovem que vive com medo de morrer de amor mas que não resiste a esse sentimento porque ao mesmo tempo é esse mesmo amor que o faz sentir vivo.
Ao estilo de Tim Burton ou de Lewis Carol, como podemos ler no resumo da contra-capa, encontramos um livro de fácil leitura, que eu gostei muito e que aconselho a quem gosta do estilo.
segunda-feira, novembro 01, 2010
O post que não consegui fazer ontem...
Espero que tenham tido um feliz Haloween... Por cá não houve oportunidade de festejar em grande, com mascaradas completas e lanches com os amigos - como tantas vezes desejei refazer, mas infelizmente este ano estou em standby para o trabalho - mas houve quem se vestisse de bruxa, se pintasse a rigor e andasse toda orgulhosa pela rua e num centro comercial*... uma bruxa de botas "caminheiras" cinzentas e rosas, mas em todo um caso, uma bruxa.
Rita
* onde tirei a fotografia de cima, mas não pude tirar mais nenhuma porque é proibido...
segunda-feira, outubro 25, 2010
Petas
sexta-feira, outubro 22, 2010
Os desenhos da Alice
Já estou melhor
quinta-feira, outubro 21, 2010
Estou constipada
quarta-feira, outubro 20, 2010
Um abraço forte
terça-feira, outubro 19, 2010
Pilas é um caçador...
quarta-feira, outubro 13, 2010
Sem grandes palavras para exprimir a emoção de ver, em directo, o salvamento dos mineiros hoje no Chile não queria deixar de relembrar aqui o momento histórico que hoje se viveu no nosso planeta. Mas sobretudo queria aproveitar para também lembrar a falta de condições de trabalho em que estes homens vivem diariamente. Se não fosse o drama por que viveram nestes últimos 69 dias, observado em directo em tudo o mundo, ninguém conseguiria ver com olhos "de ver" as suas dificuldades. Talvez este acidente traga alguma mudança, para melhor, das condições destes trabalhadores que vivem lá tão longe, por baixo do chão... mas que poderiamos ser nós, ou alguém aqui perto.terça-feira, outubro 12, 2010
"O rapaz dos olhos azuis"
Acabei há poucos dias de ler este livro. Comprei-o durante as férias e li-o de sopetão porque é daqueles que não se consegue parar.segunda-feira, outubro 11, 2010
quinta-feira, outubro 07, 2010
Interlúdio risonho com a B. de 13 anos
domingo, outubro 03, 2010
Olá, cá estamos nós...
quinta-feira, setembro 23, 2010
Cardigos 2009-2010
A miúda no pequeno (e velho e estragado e incumpridor das imensas regras de segurança actuais - mas único na terra e tão parecido com os do nosso tempo) parque infantil da aldeia. Em 2009 e em 2010.
O mais velho e o mais novo deste lado da família. Em 2009 e 2010.
Eu do alto do alpendre a vê-los: ela em brincadeira com o pai no sobe e desce das escadas em 2009 e a regar as plantas com a Bisa em 2010.sábado, setembro 18, 2010
Descanso, leitura...
sexta-feira, setembro 17, 2010
Piadola de filha (à falta do cabo de ligação da máquina fotográfica ao computador e, por isso, de hipótese de ilustração de posts de outro teor)
quinta-feira, setembro 16, 2010
Vou passar uns dias fora...
quarta-feira, setembro 15, 2010
Pequena história de Dona Panqueca, do alto da sua nova e vermelha cadeira-auto, e Senhor Crepe, encolhido na antiga cadeira dela
domingo, setembro 12, 2010
quarta-feira, setembro 08, 2010
Foi ontem...
terça-feira, setembro 07, 2010
Quero fazer as minhas compras!!!
segunda-feira, setembro 06, 2010
Acabou outra...
quinta-feira, setembro 02, 2010
Tristezas...
quarta-feira, setembro 01, 2010
Tem nome de qualquer coisa tropical e perigosa, mas não é
terça-feira, agosto 31, 2010
Umas calças floridas

segunda-feira, agosto 30, 2010
Nada de especial
terça-feira, agosto 24, 2010
Há muito tempo que esta ideia rondava nas nossas cabeças. Inspiradas pela casa que a Ana Ventura mostrou aqui, temos falado muitas vezes em construir uma para a Alice.
Foi desta. Não a fizemos juntas porque as vidas não proporcionaram a junção dos tempos mas, entre a sujestão da Rita, umas ieias conjuntas e a minha mão de obra saiu esta casa.