quarta-feira, maio 05, 2010
Desabafo em código, para dentro de mim mesma
terça-feira, maio 04, 2010
Uma lagarta
Esta lagarta (ou minhoca, consoante os gostos) já andava para mostrar desde o Inverno. Foi para a Rita, que já há tanto tempo não tinha uma coisa das Oficinas no roupeiro. Temos de tratar de alguma coisa agora para o Verão, não Tina?! E a ver se dá tanto gozo a fazer como esta... eu adorei o resultado... e até pode servir para agitar um pouco este blog, que nos últimos tempos anda tão pouco visitado...segunda-feira, maio 03, 2010
Para não me esquecer...
Desde há dois ou três dias que o Vasco tenta dar um ou dois passinhos sem estar agarrado. Depois manda-se para um ponto de apoio ou para o chão, e sorri com ar orgulhoso da sua façanha.
Já embala um boneco quando lhe pedimos para pôr o bebé a dormir.
Já põe o telefone no ouvido e diz algo parecido com "tá".
domingo, maio 02, 2010
Dia da mãe
Nunca liguei muito ao Dia da Mãe. Quer dizer, devo ter ligado, na primária, quando efectivamente fazia a prenda. Mas depois daqueles quatro anos, sucederam-se dezenas deles (sim, duas dezenas) em que o Dia passou a ser só mais um dia, sem lembranças especiais e só com o telefonema obrigatório para a mãe.Da Alice: um marcador de livros e um íman de frigorífico.
Do Vasco: uma pintura
sexta-feira, abril 30, 2010
Fui ver este filme e gostei. Sob um disfarce teoricamente leve e bem disposto, aborda alguns pontos sérios e profundos.quarta-feira, abril 28, 2010
Quando a única coisa a escrever, dizer ou sentir é: :-(
terça-feira, abril 27, 2010
Um futebolista para outro futebolista

O nosso amiguinho e meio-afilhado (sim, os afilhados também podem vir às metades ou aos quartos) fez anos e como é futebolista e já tem sete anos e é um rapazola e já não tem idade para receber assim um boneco muito para o infantilóide... oferecemos-lhe este... uma experiência diferente destas Oficinas e que irá concerteza ser repetida em outros formatos... ideias não faltam, o que falta é tempo, disponibilidade mental, ausência de cansaço e afazeres...domingo, abril 25, 2010
25 de Abril sempre!!!
quinta-feira, abril 22, 2010
A miúda e os seus planos de futuro
*palavra raramente usada cá em casa!!!
quarta-feira, abril 21, 2010
Com a fúria...
O que fazer quando se está doido de raiva?! Quando a irritação dentro de nós quase explode, a frustração queima, a pulsação despara... as lágrimas contrariadas quase saem...?!terça-feira, abril 20, 2010
Bolas!
segunda-feira, abril 19, 2010
In Vasco
sexta-feira, abril 16, 2010
Um sonho possível
Um filme que retrata a divisão de classes no país da democracia. A história de um adolescente negro aceite quase por casualidade numa escola privada, de meninos brancos, devido às suas capacidades físicas (e potencialmente atléticas). Esse jovem, desadaptado e desenquadrado do ambiente escolar, é marcado por uma história familiar de violência doméstica, dependências e abandonos. Acolhido por uma família que se empenha em dar-lhe um ambiente familiar, consegue entrar na faculdade como atleta de futebol americano, e tornar-se um atleta de nível nacional. Uma história verídica. quarta-feira, abril 14, 2010
Salto alto
Os meus pais trouxeram-lhe de Maiorca estes sapatos, juntamente com uma fatiota de espanhola e umas molas enormes de prender o cabelo. Ela gostou de tudo, mas os sapatos deixaram-na completamente apaixonada... nada mais nada menos que um mini salto-alto para se passear aqui por casa e nos dar deixar doidos com o barulho...terça-feira, abril 13, 2010
Um vestido novo

Está na altura de animar este blog com alguma coisa. Há poucas visitas, textos desinteressantes, dia-a-dias muito complicados e cansativos... e houve mestrados e segundos filhos e chatices no trabalho... enfim, nos últimos tempos isto deve andar uma seca para terceiros...segunda-feira, abril 12, 2010
O bom tempo está a voltar
Mas eu gosto mesmo é do Sol, dos dias claros e das roupas leves.
terça-feira, abril 06, 2010
Retalhos de um fim-de-semana no Alentejo


segunda-feira, abril 05, 2010
Recado (quase) particular
quarta-feira, março 31, 2010
"Vasco com 1 ano" ou "Coisas a não esquecer ou aproveitar para contar à famelga que eu penso que não vem a este blog mas que até vai passando por aqui
terça-feira, março 30, 2010
"Um ano" ou "Coisas soltas e malucas que se me estão a passar pela cabeça"
segunda-feira, março 29, 2010
Quase quase um ano
domingo, março 28, 2010
O 9ºQ - ou, para alguns, o grupo FD
segunda-feira, março 22, 2010
A vida
domingo, março 21, 2010
Homens que matam cabras só com o olhar
Se imaginarem algo que combine com o título do filme, será certo que não conseguirão descobrir o desenrolar do filme. Assistir a este filme é como estar a falar com um grupo de pessoas com alteração da realidade (diga-se doidas varridas) e conseguir perceber que elas até têm a sua realidade e se compreendem umas às outras. E depois é imaginar que esse grupo de pessoas até tem alguma importância social e que é “alimentado” por quem tem muito poder, o que faz esse grupo de "doidos varridos" um grupo perigoso.“Homens que matam cabras só com o olhar” é um filme estranho do início ao fim. Mas se quiserem ir ver um filme, de um humor muito especial, onde sairão sem ter aprendido alguma coisa, mas de muito bom humor, não o percam porque não tarda nada ele sai de cena.
sexta-feira, março 19, 2010
Finalmente almoçamos juntas.
segunda-feira, março 15, 2010
Ballet
No início não me apetecia que ela fosse para o ballet. Acho-o lindo, mas um pouco restritivo de movimentos, demasiado rígido e disciplinador para ser iniciado aos quatro anos. Acabou por ir, na óptica de fazer uma actividade física e algo extracurricular que lhe diminuisse o número de horas num recreio fechado, confuso e muito barulhento.
quarta-feira, março 10, 2010
Novidade de há poucas horas
terça-feira, março 09, 2010

Há uns tempos comprámos à nossa Alice a sua primeira "Alice". Falo na primeira porque acho-a uma história tão fantástica que poderia ter várias, de várias edições e ilustradores. Cheguei até a pensar em fazer uma colecção de "Alices" para a miúda homónima cá de casa.
segunda-feira, março 08, 2010
"Estado de Guerra"
Com um argumento muito simples, "Estado de Guerra" faz-nos reflectir sobre a vivência diária do risco de vida, e de como esta experiência se pode tornar viciante, quase como se fosse a única forma de dar sentido à própria vida.
Neste filme, assistimos a imagens de bombas a explodir, de tiros e mortes, sem que estas cenas sejam acompanhadas de grandes efeitos, gritos e agressões visuais. Todo um conjunto de estímulos, visuais e sonoros, muito limpos, sem a agressividade a que estamos habituados. São imagens, aparentemente, mais naturais.
A minha classificação é de bom argumento, muito boa realização. Não será por acaso que, ao que parece, esta noite ganhou vários óscares. Na minha classifacação também fica vários pontos à frente do seu mais directo rival; o "Avatar".
(Uma curiosidade, para quem anda distraído; "Estado de Guerra" é realizado por uma mulher.)
Ana Cristina
domingo, março 07, 2010
Como prometido...
sexta-feira, março 05, 2010
No rescaldo de um dia loooongo...
quinta-feira, março 04, 2010
Novidades
segunda-feira, março 01, 2010
Cineminhas

Ana Cristina
domingo, fevereiro 28, 2010
terça-feira, fevereiro 23, 2010
Ai, cruzes, credo, canhoto!!!!!!
segunda-feira, fevereiro 22, 2010
Fomos ao cinema...

... ver "A Princesa e o Sapo". O filme é muito bonito e divertido e nem imagino porque razão passou pela cabeça dos senhores da Disney acabarem com as animações tradicionais, em formato 2D. Espero que ultrapassem essa loucura e continuem a produzir clássicos com princesas de todas as cores e feitios, cada vez mais lutadoras pelos seus sonhos... e pelos nossos...
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
IUPIIIIIIIIIIII...
Agora vou dormir cedo. Para a semana volto à minha vida de mulher trabalhadora, criativa e leitora... que já tenho saudades.
Beijinhos a todas as nossas visitas, que são poucas mas boas
A Cristina é Mestre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será que vamos poder estar juntas novamente...? E conversar? E receber-te para jantar todas as semanas outra vez? E ir a algum lado? E levar para a frente os outros projectos?!
quinta-feira, fevereiro 18, 2010
Retalhos de um Carnaval

Tirando o tempo e o facto de mais uma vez eu e a Cristina não nos termos mascarado, este Carnaval foi fixe.
terça-feira, fevereiro 16, 2010
Novidades de Carnaval

O Vasco tem novos limites. Já se conseguia manter sentado quando o deixávamos assim, já conseguia rastejar para todo o lado, já conseguia até transpor um ou outro obstáculo (tipo puff). Agora o limite é vertical. Agarrar-se, subir-se, manter-se. Com uma mão, com duas, até com a boca, se o deixarmos. Nós assistimos e espalhamos almofadas ao seu redor. Secretamente, aplaudimos e sorrimos. É tão bom...
sexta-feira, fevereiro 12, 2010
Chegou o Carnaval, viva!!!
quinta-feira, fevereiro 11, 2010
Dia de três

segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Será que...
domingo, fevereiro 07, 2010
Família reunida
*T. Berry Brazelton e Joshua D. Sparrow, "A criança dos 3 aos 6 anos"
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
Ando cansada
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
Uma música para começar a semana
Rita
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Ó pra mim a falar dos enfermeiros...
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Pequenas notas...
quarta-feira, janeiro 27, 2010
Greve Nacional dos Enfermeiros
terça-feira, janeiro 26, 2010
Reportagem de Natal atrasada 2
domingo, janeiro 24, 2010
Uma árvore para todo o ano
E promete-se a continuação e final da reportagem (que não é assim tão grande) para esta semana...
terça-feira, janeiro 19, 2010
Dia de sol
segunda-feira, janeiro 18, 2010
Reportagem de Natal atrasada 1
Este ano, a prenda da Alice para os tios foi:
"Duas pequenas sereias" e "Uma menina com uma flor e um bebé"
O Vasco também se iniciou nestas lides e ofereceu a sua mãozada e pegada:
Rita
sexta-feira, janeiro 15, 2010
Fui ao cinema agorinha mesmo...
Rita
quinta-feira, janeiro 14, 2010
A partir de hoje...
segunda-feira, janeiro 11, 2010
Não nos cansamos deste espaço nem deixamos de gostar de visitar as nossas amigas da blogosfera. Simplesmente não o fizemos. Foi como fazer umas férias de posts, de blogosfera e de net. Na verdade as férias não foram muito completas porque eu vim diariamente consultar o mail para procurar novidades acerca da marcação da defesa da minha tese mas nada se passou nestes dias. Essa é a minha preocupação de momento, preparar a defesa e fazê-la o quanto antes porque me sinto em stand-by, à espera de ser reiniciada. Aguardo o dia em que me sentirei livre o poderei de novo ler os meus livros e usar os meus pincéis.
Quanto a este blog, o plano é que receba um novo impulso, se modernize e que as Oficinas RANHA voltem a mostrar as suas artes. Foi um dos meus desejos e projectos para o novo ano. Espero que se concretize.
Ana Cristina
domingo, dezembro 13, 2009
Há dias assim...
quarta-feira, dezembro 09, 2009
Filha injustiçada
- Pois é, vocês só me deixam ler um livro, ouvir música ou ver a árvore de Natal...!!
(Compreenda-se: em detrimento de estar a ver televisão, que era o que ela queria.)
quinta-feira, dezembro 03, 2009
Hoje...
quarta-feira, dezembro 02, 2009
Produção pré-Natal e não "pró-Natal"
terça-feira, dezembro 01, 2009
Fomos ao teatro

Em resumo: achou o Phoebus muito bonito e até ir para a cama, tivemos direito a vários teatros e danças inspirados na nova história. Escusado será dizer que gostou e que temos agendado o aluguer do filme para o fim-de-semana.
segunda-feira, novembro 30, 2009
Felicidade
terça-feira, novembro 24, 2009
quarta-feira, novembro 18, 2009
Os meus dois
terça-feira, novembro 17, 2009
Prometem-se novos cantos para esta casa!
segunda-feira, novembro 16, 2009
"Cães e gatos"
sexta-feira, novembro 13, 2009
ACABEI !!!
quinta-feira, novembro 12, 2009
Continuação da saga: "A minha filha é uma galdéria" - ou, melhor assim: "A minha filha é uma verdadeira mulher moderna"
quarta-feira, novembro 11, 2009
Amores
segunda-feira, novembro 09, 2009
Primeiras vezes
quinta-feira, novembro 05, 2009
Coisas que não vos devem interessar para nada
Há uns dias atrás entrámos num super-mercado junto ao trabalho e a Micas reparou nelas. "Peta-zetas". Fez uma grande fita e comprou, para recordarmos. As de coca-cola, que até são mais caras e tudo. Depois o João ficou de fora e nós, eu, a Micas e a Van, dividimos. Fizemos uma espécie de brinde, levámos as ditas à boca e ficámos de boca fechada e olhar em suspenso, a repetir a sensação já esquecida. Devemos ter andado para aí uns vinte anos para trás... e foi bom.



