domingo, março 29, 2015

Elfos e Lego, uma boa combinação

Ai, estou tão maravilhada com esta nova coleção da Lego........................................!!!!!!!!!!


Rita

sábado, março 28, 2015

A Leituria

Hoje fomos à Leituria, ali junto ao largo do Neptuno, na Rua da Estefânia. Uma amiga tinha-me lá levado no dia anterior, quase de fugida, à hora de almoço, com a ideia que era "a minha cara". Que bom que é ter amigos que nos conhecem tão bem...
A Leituria é um espaço divinal. Venda de livros, objetos artísticos, produtos alimentares de "mercearia fina", tudo num espaço extraordinário com possibilidade de nos sentarmos confortavelmente a ler (tanto nós como os miúdos)... 
No sábado apresentei os filhos ao espaço, quando fomos ver a ilustradora Rita Correia mostrar o seu mais recente livro: "O meu nome é...". Foi uma leitura muito engraçada, quase que um jogo de caça ao tesouro... 
Divertimo-nos imenso, compramos a prenda de aniversário (atrasada) da tia Cristina e tive, pela primeira vez na vida, oportunidade de procurar o famoso Wally com o Vasco e a Alice - por falar nisso, cheguei à conclusão que não é tarefa fácil...
No fim, fiz-lhes a vontade e como, com grande pena nossa, a Leituria não serve refeições, passámos na Padaria Portuguesa e trouxemos pães-de-Deus para o lanche.





Rita

terça-feira, março 24, 2015

Deles

1.
Ao jantar, a Alice fala de Egon Schiele, a propósito do ATL de férias que está a fazer; de como a este pintor só interessava a pintura de pessoas, de como retirava os objetos das pinturas, de como tinha chegado a estar preso por exibir pinturas de nús, de como tinha morrido muito novo, de gripe espanhola... A dada altura, perguntamos de onde era o pintor. E ela:
- Era... australíaco!

2.
Na casa-de-banho, digo ao Vasco para ele sair, porque preciso fazer coisas que só as mulheres fazem na casa-de-banho, que ele tem tempo de saber disso. À saída, olha para mim e solta:
- Blergh... deve ser nojento...

3.
Ao jantar, o Vasco fala sobre o filme do Homem Aranha que viu hoje com o pai. A certa altura, diz:
- ... e depois, o puto fez aquilo...
O pai:
- Não se percebeu nada do que agora disseste. "O puto"? Quem era "o puto", o que quiseste dizer?
E ele:
- Hum... o indivíduo!

Rita

sábado, março 21, 2015

Eu também tenho opiniões sobre a lista VIP

Segundo o título de ontem d'"O Público", o subdiretor da Justiça Tributária terá validado a ideia de fazer uma lista VIP de contribuintes... mas depois a mesma nunca teria avançado na prática... Porque nunca ninguém lhe teria dado uma lista de facto, nem o Paulo Núncio, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nem qualquer outra pessoa... 

Curiosamente, todos os funcionários do fisco que acederam ao cadastro fiscal de determinados contribuintes, foram alvo de processos disciplinares para explicar o motivo dessa consulta... Ora, é de mim, ou torna-se difícil de explicar: não existindo uma lista, não existindo um sistema de alertas informáticos no caso de se consultar os cadastros fiscais das pessoas dessa lista, como é que se pode saber quem são os funcionários que o fizeram?! Como é possível haver quem tenha de explicar o acesso a algo, se esse algo não gera um alerta... se esse algo não existe... se esse algo não interessa a ninguém...?

Esta questão é tanto mais pertinente quanto se pondera sobre a necessidade de controlar acessos a cadastros que, no fundo, deveriam ser públicos, como no caso de titulares de órgãos de soberania... E, no caso dessas pessoas serem íntegras, não deveriam ser as primeiras a querer comprovar a legitimidade das suas contas...?

Rita

sexta-feira, março 20, 2015

Por agora, trabalho concluído!

O desafio era, nem mais nem menos, que melhorar dois espaços que, em muitos estabelecimentos, ficam para segundo plano, mas que neste devem ser, também eles um cartão de visita. No entender dos donos, as casas de banho, terão de ser tão bonitas e interessantes como as mesas onde se servem os petiscos, ou as prateleiras one ficam todos os produtos para venda.
Claro que aceitámos com entusiasmos, e como nos deram carta branca no processo criativo, só necessitamos de um período de brainstorming, onde todas as ideias, mais ou menos apreciadas ficaram registadas. Decidir o caminho a seguir foi um processo natural onde a inspiração  foi o conceito do próprio espaço.
Depois, foi meter a mão nos pincéis e dar cor a duas casas de banho interiores. Foram, segundo as minhas contas, cinco jornadas de trabalho, apenas duas em conjunto mas onde numa delas contámos com as sugestões da Alice para uma nova fase deste projecto. Entre trabalhos de uma, turnos de outra, tarefas domésticas, parentais e filiais lá se deu por concluída a primeira fase de intervenção das Oficinas RANHA na Venda Lusitana.


A inspiração foram os produtos regionais portugueses, o artesanato, as danças e cantares, a cor... Na casa de banho dos homens procurámos basear-nos nos Barros de Nisa. Na das mulheres nas saias do traje tradicional domingueiro da Viana do Castelo.


A venda Lusitana é um novo espaço, no centro de Lisboa onde, desde o início do mês, se podem comprar produtos portugueses, como os maravilhosos queijos e enchidos das várias zonas do país ou os diversos vinhos e cervejas artesanais produzidas cá dentro, ou degustar esses mesmos produtos sob a forma de petiscos. São muitos e diversos os produtos que lá se podem encontrar e em breve terá espaça para venda de produtos artesanais não comestíveis. Convidamo-vos, desde já a ir visitar este novo espaço, a deixarem-se maravilhar pelos produtos maravilhosos, a provarem as coisinhas boas e, claro, visitarem as casa de banho, porque FORAM PINTADAS POR NÓS. E, se quiserem mandar fotos da vossa visita estejam à vontade.
A morada é Rua do Telhal, nº75, Lisboa
E para quem não pode, por enquanto, visitar A venda Lusitana, espreite na págima do Facebook e salive...


Nós desejamos que este projecto seja muito feliz e que seja o princípio de uma parceria maravilhosa.
Ana Cristina

segunda-feira, março 09, 2015

O que fazer?

Com uma gata que, ora se diverte a estragar os vasos de flores, incluindo os catos cheios de picos, que ainda restam cá em casa;

... ora vem, qual gatinha carente, ronronar e pedir mimos no colo da sua, "adorada" dona.

Alguém tem sugestões?
Ana Cristina

domingo, março 08, 2015

Sol!

Finalmente, sol... e calor...
Brincadeiras no páteo, com direito a rebolar no chão... 


Pés quase descalços...


A Primavera está a chegar, viva!
Rita

segunda-feira, março 02, 2015

domingo, março 01, 2015

Work In Progress

A que andam estas Oficinas dedicadas????


[fazer de conta que a foto de baixo não está desfocada, fáxavor...]

Nós, "ambas as duas"