terça-feira, janeiro 27, 2015

Nunca é demais lembrar

Que hoje é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Faz hoje 70 anos que as tropas soviéticas libertaram o maior campo de extermínio do movimento nazi. Aushwitz não pode ser esquecido. A condições sociais e políticas que levaram à sua criação, ao crescimento da ideologia nazi, essas terão de continuar a ser analisadas e sobretudo nunca ser desvalorizadas.
Por isso, mais uma vez e à semelhança de outra vez, relembro a data aqui. E mostro fotos, que não sendo novas, também elas não deverão ser esquecidas. Foram todas retiradas da net.




Ana Cristina

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Mais uma rede social, que eu descobri recentemente

Foi uma amiga que me falou do Pinterest, uma rede social de fotografias. Eu já conhecia outra rede, que eu e a Rita frequentámos como Oficinas RANHA, e na verdade gostava bastante, mas tornou-se paga para o numero de fotografias que lá tínhamos e acabámos por deixar a
nossa conta ficar sem actividade.
Resolvi então dar uma hipótese ao Pinterest e estou a descobri-lo. Esta é uma rede, como disse de fotografias, todas elas públicas (há a possibilidade de fazeres pastas privadas mas neste caso só tu as podes consultar). Parece ser um mundo de imagens, organizadas por temas gerais ou pura e simplesmente de forma pessoal. Um mundo para as pessoas que gostam de "manualidades", e o mesmo mundo parece agradar também as pessoas que gostam de moda, de carros, de fotografar viagens, livros, etc... Um mundo tão extenso que eu ainda ando a dar os primeiros passos nele. E vim aqui dizer-vos que, se tiverem um tempinho a mais podem usá-lo também nesta rede que me parece bem interessante. E se nos quiserem encontrar não nos procurem por Oficinas RANHA, desta vez.
Ana Cristina

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Novas experiências com tintas e pincéis

Desta vez em pequenas peças de cortiça, compradas numa banca de artesanato. Só por si as peças já são bonitas, mas a ideia era mesmo trabalhá-las de forma a dar-lhe um ar Oficinas RANHA. Foram duas as experiências, a primeira um pequeno estojo com pintura em castanho e preto, a segunda uma carteira com pintura em preto.
Resultaram nestas peças que vos mostro hoje e que foram oferecida a duas amigas pelo Natal de 2014. Foram recebidas com entusiasmo mas na verdade a mais entusiasmada fui eu própria. Como estava à espera, as tintas comportam-se de forma um bocadinho diferente com cortiça do que nos outro materiais que já experimentei como tecido, o papel, a tela e o vidro. Apesar das diferenças parecem ter resultado bem e talvez venha a fazer novas experiências, de preferência em peças maiores.


Espero que gostem.
Ana Cristina 

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Ando aqui a tentar entender um programa que acabei de instalar

Queria ver se conseguia fazer umas montagens de fotos e tenho ouvido falar de um programa de fotografia muito simples fácil de manipular. Hoje resolvi instalá-lo mas, na verdade, ainda não consegui fazer nada do que pretendia...
Quando tiver novidades mostro-vos, ok? 
Ana Cristina

sexta-feira, janeiro 09, 2015

Mais uma vez, e para variar, venho aqui rapidamente

Fazer um curto post porque já a seguir saio deste contexto e vou para o de trabalho, para mais uma jornada de trabalho longa. 
Este não é um momento de análise política nem tão pouco de extrapolações acerca do que se passa no mundo, é somente uma declaração muito rápida...

- Eu não sou o Charlie, mas sou, acima de tudo, contra o terrorismo. Resta saber se o que se está a passar em Paris é um ato de terrorismo de uns indivíduos radicais que por motivos religiosos e políticos resolveram matar um grupo de jornalistas e mais os que se passaram pela frente ou se terrorismo não é também o que, por razões de segurança se preparam para fazer...

Mais não digo porque não tenho tempo, e na verdade, a opinião para ser bem entendida tem de ser muito bem explicada.
Até daqui a uns dias. Virei em breve falar das Oficinas RANHA e das suas peças.
Ana Cristina
Imagem retirada da net

sábado, janeiro 03, 2015

Um ano de Janica genica

Miúda,

Fizeste ontem um ano e a sensação que tenho é que este tempo que passou, embora bem aproveitado, passou a correr. A minha gravidez de ti encontra-se ainda muito presente, bem como os tempos de Inverno em que ficámos por casa, bem como a licença prolongada com as três crias, bem como a redução de horas no trabalho que acaba agora. 

Neste tempo que passou tens sido uma miúdita bem fixe. Não foste a bebé mais fácil desta casa mas o crédito que se dá às birrinhas dos filhos nos primeiros tempos vai diminuindo à medida que o número destes aumenta. Que é como quem diz, deixamos de temer que algumas coisas durem para sempre e, por outro lado, sabemos que outras de facto não duram e aproveitamo-las tanto quanto podemos. 

És dotada daquilo que se poderá chamar uma boa "genica". Deste os primeiros passos no dia em que fizeste onze meses e agora andas perfeitamente e, tal como os manos, já sabes que te deves agarrar para descer e subir o pequeno degrau que temos em casa. Mexes em tudo e, mesmo fazendo o que fizemos com o mano e colocando ao teu alcance as coisas menos quebráveis e subindo as outras, já fomos dar com bonecos de madeira esquinados. Não aceitas um não, aliás, o som deve dar-te verdadeiro gozo, a aparentar pelos sorrisos escancarados que ofereces nessas alturas. Já te retirei da boca uma pastilha de detergente de pôr na máquina da loiça e acho que já apanhaste dois choques na mesma ficha. Aguentas noitadas mas adormeceste ferradinha ao colo da tia precisamente na altura da meia noite na passagem do ano, mesmo com as panelas a baterem a centímetros. 
Na escola, onde até hoje nunca ficaste a choramingar, mesmo nos primeiros tempos e no meio do cenário dantesco de outros putos a berrar, a Educadora diz que és «uma típica terceira filha», que te desenvecilhas perfeitamente sem andar atrás dos adultos, mesmo que isso implique tirar bolachas da mão de outros ou dar-lhes uns sopapos (garantiu-me que, com o desenvolvimento vem o bom e o mau).

Comes de tudo e não te recusas a nada, mas só te nasceu o primeiro dente no final do décimo mês, apesar de desde aí terem vindo logo mais três de seguida. 

Nos últimos dias tens assistido ao pessoal todo a dançar ao som do jogo da nossa nova wii em segunda mão e por isso já aprendeste uns movimentos de dança novos...

Sei que, com tanta genica, vais dar-me água pela barba, mas... que se lixe, vamos a isso, venham mais quinhentos anos!

Rita

sexta-feira, janeiro 02, 2015

Hoje é dia de aniversários...

Assim, de repente, enquanto verificava mentalmente o ano que passou e em especial o dia que hoje faz um ano, lembrei-me do nascimento da Joana, das sms que por esta hora trocava com as amigas e família, da Rita e do João que foram pais pela terceira vez, da felicidade e emoção que é ver uma criança nascer, crescer, evoluir... sobretudo numa bonita família e que eu tenho a sorte de partilhar.
Mas outros dias 2 de Janeiro foram importantes na minha vida. Representativos de novas etapas, começos importantes e que me marcaram. Em especial um deles.
Começava o ano de 1996 e eu eram uma jovem enfermeira, já com uns aninhos de experiência, é claro, e iniciava uma nova fase, que se transformou no encontro de uma área de trabalho apaixonante e que me marcou como profissional e pessoalmente. Foi na CH que comecei a ser a enfermeira que hoje sou, que me transformei como pessoa, que encontrei amigos que recordo com muito carinho. Foi por trabalhar na CH que dei espaço a uma faceta criativa e frequentei as aulas de pintura e comecei a dançar o tango.  Foi nesse tempo que tudo começou... e passaram 19 anos. Tanto tempo... um tempo que não parece ter passado e que também deixou marcas menos boas. Mas hoje é dia de lembrar os bons velhos tempos, as conquistas, as amizades que perduram, os amores que desses tempos resultaram.
Ana Cristina

quinta-feira, janeiro 01, 2015