quinta-feira, dezembro 13, 2012

O Calendário do Advento também passou por aqui

No fim-de-semana passado, que foi um pouco mais curto que o habitual, os sobrinhos estiveram cá em casa. 
Como sempre, a maior parte do tempo foi ocupado com brincadeira a três e que invariavelmente passa pela luta de cocegas. Também fizemos dança e ginástica no hall de entrada, o que já se tornou hábito na vinda dos sobrinhos cá a casa. 
A primeira coisa é ir à caixa dos brinquedos ver se ainda se descobrem novos jogos e matar as saudades do que só existe na casa dos tios. São brinquedos antigos, não homologados pela CE, mas que ainda fazem as delícias dos pequenos. Depois de tudo estar com o toque de "caus"  infantil, começam-se a fazer projectos de trabalhos manuais a fazer durante o fim-de-semana. Pelo meio fazem-se umas acrobacias e uma lutas de cocegas e num instante passamos o primeiro dia. No segundo dia tomam dois pequenos almoços, o primeiro quando se levantam e com o tio F, e o segundo a tia Cristina se levanta. Brincamos de pijama até tarde e acabamos os nossos projectos de trabalhos manuais. Nalguns fins-de-semana não temos tempo de ir ao parque, o que não é muito fácil de aceitar, mas a culpa é dos dias escurecerem cedo.
Desta vez tínhamos como tarefa do Calendário do Advento "fazer uma actividade de Natal proposta pelos tios... que tal um presente para oferecer..." Foi muito bem aceite e a decisão de a quem oferecer o presente foi rápida. A sua resolução também o foi. Aproveitaram-se alguns materiais que por cá abundam e num instante estava feito o presente de...
...mais não digo porque este blog é público. Prometo mostrar depois do Natal.
Ana Cristina

segunda-feira, dezembro 10, 2012

O Calendário do Advento ou mais uma maneira de ser infantilóide

O nosso Calendário do Advento tem dois anos.
Na minha casa nunca tinha havido um e eu nem sabia o que era isso. Talvez os primeiros de que me recordo, já não sei com que idade, terão sido os dos supermercados, feitos de cartão, com janelinhas de onde se retira um chocolate a cada dia. Associo-os ao meu afilhado, por isso devem ter sido esses os primeiros que vi, na casa da Mané.
Depois vieram os das lojas, mais bonitinhos, com bonecos e algibeiras. A ideia de criar a tradição de um Calendário do Advento para os filhos, com propostas de atividades a cada dia, veio daqui. Foi acarinhada... até que se lhe deu início, tinha a Alice cinco anos e dificuldade em recortar papel muito dobrado.
Este nosso calendário, em formato Pai Natal ou em qualquer outro que se lhe possa vir a seguir, dá-me um imenso gozo e às vezes dou por mim a questionar-me se esta tradição recém iniciada não é também uma boa forma de satisfazer esta minha infantilóidice de ver ansiosamente os dias a passar até à noite mágica e de transformar cada um deles num momento inesquecível... talvez que daí venha aquele sentimento de que a Alice me falava no outro dia: «quando estás a fazer as atividades do Advento estás sempre tão feliz...».
Bem... de que serve uma tradição destas se não for para viver felicidade partilhada...?
Rita

domingo, dezembro 09, 2012

O sétimo dia do nosso Advento

O nosso dia 07 (porque o 06 ainda não mereceu fotografias de jeito) - "Esta noite vamos jantar fora e ver as iluminações de Natal... Não esquecer os barretes e cachecóis!"

 
E lá fomos. Hamburguer no Mac Donalds (com óbvio direito a brinde), gelado na Santini, passeio até ao Terreiro do Paço (onde o pinheiro que apareceu na televisão se revelou uma grande desilusão), caminhada e dança pelas ruas. Em resumo, uma noite bem passada.
Rita

quinta-feira, dezembro 06, 2012

O quinto dia do nosso Advento

O nosso dia 05 - "Em alguns lugares do mundo, o Natal é tempo de muito frio… e se decorássemos as janelas com neve?"


É mesmo fixe ter neve nas janelas...
Parece que custa a limpar, mas acredito que o prazer que dá a fazer e a satisfação que se tira de depois ir olhando para lá compense... Eu depois digo...
Rita

quarta-feira, dezembro 05, 2012

O quarto dia do nosso Advento

O nosso dia 4 - "Hoje vamos fazer uma mensagem de boas festas para pendurar na porta, para os vizinhos!"



Não precisa de ser só para os vizinhos... Boas Festas a todos!
Rita

terça-feira, dezembro 04, 2012

Já descobri!

O pássaro que fotografei é um periquito-de-colar. Encontrei a informação na net em sites da especialidade como este. Ao que parece estes periquitos, "quase tão grandes como os papagaios e coloridos como os periquitos" são mesmo da família dos papagaios e podem ser vistos nos parques de Lisboa com alguma frequência. Terá sido uma coincidência vê-los agora porque não são sazonais, acontece é que as árvores do nosso largo estão mais despidas e transparentes. Há mesmo quem diga que noutras cidades já são mesmo considerados como praga mas eu, por estas bandas tenho visto grupos pequenos.
Engraçado foi encontrar, por um lado sites que publicitam a venda desta espécie e ao mesmo tempo descobrir que nos anos 80, possivelmente fruto de fuga ou de deliberada libertação, estes pássaros resolveram reproduzir-se e viver nas ruas da cidade, estando agora ao alcance dos olhos e ouvidos (porque são muito barulhentos) de muito mais pessoas. 
Prometo tentar gravá-los em vídeo assim que eles colaborarem.

Fotografia retirada do publico.pt 25/12/2011
Ana Cristina

Esta manhã tivemos uma visita


Em frente à nossa casa. Nas árvores que agora estão despidas apareceu um pássaro diferente. Tem ar de tropical, com as cores dos periquitos mas de tamanho mais parecido com os papagaios. Desta vez estava sozinho mas no ano passado ainda vimos um grupo de uns quatro. Consegui fotografa-lo e fiquei imenso tempo a adorar esta maravilha de animal. E eu nem gosto muito de pássaros.
Cada vez gosto mais de viver nesta casa.
Ana Cristina

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Primeiro, segundo e terceiro dia do Advento

Cá por casa, Dezembro significa não só Natal, mas também dias ocupados. As nossas actividades do Advento são cada vez mais completas e divertidas, mas obrigam a um planeamento com antecedência que tem de ter em conta dias de ginástica com a Alice a chegar a casa só lá para as oito e meia da noite, dias em que um dos pais pode ficar a trabalhar até mais tarde, dias em que se poderia aproveitar para fazer outras coisas e que se pode juntar essas coisas às actividades, dias a fazer prendas...
Enquanto o Vasco ainda se coloca algumas vezes de parte das propostas do nosso calendário, a Alice mostra-se cada vez mais empenhada nelas, aceitando a dúvida sobre quem colocará os papelinhos nas suas janelas...
 
O nosso dia 1 - "O Vasco trouxe um enfeite da escola para decorar em casa. É tempo de pensar nisso!"
Cá está: a nossa circunferência de cartolina transformada em Pai Natal...


O nosso dia 2 - "Dia de fazer a Árvore de Natal...!"
 
O nosso dia 3 - "É preciso escrever ao Pai Natal e à família... não esquecer os tempos de crise..."
E a carta deste ano, sujeita aos anúncios que vão passando na televisão e alterações ou acrescentos de última hora:

 
E nós: «Chocolate mágico, Vasco? Porquê mágico, o que é que ele faz?»
Ele: «Come-se o chocolate e a boca fica mágica.»
Alice: «Pensava que se comia e ele ia crescendo...»
Eu: «Ou que se comia e nós iamos crescendo... que é mais ou menos o que acontece... Mas Vasco, a boca fica mágica como?»
Ele: «Fica assim colada...» (os dedos a colar os lábios)

Rita